Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br
Na última quinta-feira (25), em um autódromo particular localizado na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, ocorreu a apresentação oficial do Novo Civic 2012. Aparentemente o novo modelo do sedan japonês realmente evoluiu.
Logo ao sentar no banco do motorista já é possível notar que o modelo evoluiu no quesito visibilidade, pois agora a janela espia da porta dianteira tem uma fina coluna, o que amplia bastante a visibilidade diagonal. O volante é novo, com comandos integrados, mas por não contar com a base achatada, perdeu um pouco de sua esportividade. Com o ajuste de altura e profundidade da coluna de direção e de altura do banco do motorista é possível encontrar a posição ideal para dirigir com facilidade.
Os retrovisores, tanto os laterais como o interno, oferecem boa visibilidade geral, mesmo com a traseira um pouco mais elevada do que a geração anterior. Apesar de toda a modernidade, as unidades top de linha disponíveis para teste não contavam com retrovisor interno eltrocromático.
Um dos pontos controversos do Novo Civic é a leve inclinação do painel voltada para o motorista. Segundo a Honda, esta inclinação foi aplicada para oferecer ao condutor uma melhor visualização e ergonomia, pois agora o carro dispõe de uma série de informações simultâneas. De fato, é verdade. Com o painel dividido em dois níveis, a parte inferior oferece informações do desempenho do carro com o conta-giros ao centro, enquanto na parte superior os dados são de deslocamento, velocidade além da nova central de informações que agrega funções de entretenimento, computador de bordo, configurações do carro e visualização da camera de ré (LXS e LXL). É uma extensa área, que fica ainda mais prolongada com o tela colorida de 6,5 polegadas disponível na versão EXS.
Todas as versões contam com entrada USB e auxiliar no sistema de som, mas somente a top de linha oferece também a conexão por Bluetooth.
Outra novidade presente em todas as versões do Civic é o ar-condicionado digital automático, porém, o mesmo não é bi-zone e não possui dutos de saídas para os passageiros do banco de trás. Por falar em bancos, os da versão avaliada eram revestidos com couro com desenho que não deixa o motorista “escorregando” nas curvas. Os bancos de trás continuam oferecendo bom espaço para os passageiros enquanto o assoalho segue plano.
A nova geração também recebe chave que incorpora a abertura das portas, do porta-malas, abertura e fechamento dos vidros à distância e até mesmo a abertura do teto solar. O lado negativo é a ausência do sistema “keyless” (abertura sem chave) e ignição do motor por botão, itens de conforto já disponíveis em alguns concorrentes.
O Honda Civic 2012 é sem dúvida um novo carro. Ganhou mimos tecnológicos que faziam muita falta na geração anterior, melhorou a já consagrada dirigibilidade, ficou mais confortável, silencioso e – em teoria – deve ficar mais econômico com o inédito modo Econ. Ar condicionado digital também demonstra evolução do modelo. Ponto positivo para a conexão USB em todas as versões.
Destaque para o conjunto mecânico, que apesar de contar com o mesmo powertrain (motor e câmbio), receberam melhorias sensíveis ao motorista.
Já o visual externo, quando visto lado a lado com a geração anterior, demonstra evolução sem perder a identidade. Porém, a esportividade agressiva do visual foi substituída por uma mais sóbria. Prova disso são os refletores que “ampliam” as lanternas traseiras, e que também vão dar o que falar.
O Novo Civic 2012 é o resultado de um dilema vivido pela marca: como evoluir o visual revolucionário de um modelo sem alterar a sua identidade. Tarefa é complicada, mas a impressão que temos depois de conferir o modelo ao vivo é a de que deve cair novamente no gosto do consumidor brasileiro. Caso isso aconteça, a Honda deve deslocar a produção do City para a Argentina possibilitando o aumento da produção do Civic, com projeções de cerca de 4.000 unidades por mês. Como agora a briga não é apenas com um modelo, o fator preço também será determinante para o sucesso do modelo japonês.
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