24 de dezembro de 2011

Supervia já testa o primeiro novo trem importado da China

Fonte: http://odia.com.br e oglobo.globo.com

O sistema ferroviário urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro é um dos mais extensos e bem distribuídos do Brasil. As 98 estações cobrem 12 municípios e atendem cerca de 540 mil pessoas diariamente. O Governo do estado iniciou um intenso programa de investimentos, que resultará na duplicação da capacidade de transporte da rede até os Jogos Olímpicos de 2016. O trabalho de recuperação do sistema começou com a compra de 34 novos trens chineses.

As novas composições, financiadas pelo Banco Mundial, estão em processo de fabricação pelo consórcio chinês China National Machinery Import & Export Corporation, que venceu a licitação feita em 2009.

No sábado, 10/12/2011, a Supervia deu início aos testes de circulação na primeira composição montada na China, entre as estações de Queimados e Japeri. Foram checados todos os componentes, como abertura das portas, acendimento das luzes, aceleração e temperatura do ar-condicionado. A viagem nos trilhos da concessionária foi considerada positiva. Mas, de acordo com a SuperVia, novos testes serão feitos, com o uso de sacos de areia, para simular a presença de passageiros durante manobras de aceleração e curvas.

Esta é a última fase de testes, que acontece até o fim do mês.

Já os passageiros só desfrutarão da primeira das 34 composições importadas da China, no mês que vem. O trem tem capacidade para 1.200 passageiros e são equipadas com quatro câmeras de monitoramento, ar-condicionado com temperatura média a 23 graus, bagageiro, bancos acolchoados, monitores de TV e painéis eletrônicos anunciando as estações.




Um comentário:

Ernane disse...

Também vi um desses aqui em Austin no ramal de japerí.
O que eu notei de errado é que os vagões parecem muito pequenos para tanta gente!

Concorda