Fonte: http://grandepremio.ig.com.br
A Williams apresentou na manhã desta terça-feira (7), no pit-lane do circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, o FW34, carro da escuderia de Grove para o Mundial de F1 em 2012. O modelo que será guiado por Bruno Senna, Pastor Maldonado e pelo test-driver, Valtteri Bottas, também traz consigo um degrau saliente no bico, seguindo a praticamente todas as outras equipes do grid.
Visualmente, destaque para a nova pintura adotada pela Williams para 2012. Sai o layout retrô, inspirado no antigo patrocínio da Rothmans, entre 1994 e 1997, para dar lugar a uma pintura predominante em azul, com detalhes em branco. No aspecto técnico, a parte traseira é um pouco diferente em relação ao FW33. A tampa do motor segue com design mais reto, lembrando bastante o modelo da Force India usado em 2011 e o próprio carro da Williams usado por Maldonado e Rubens Barrichello no ano passado.
Dentre todas as 12 equipes da F1, a Williams é a única que trocou de fornecedor de motor para esta temporada. A escuderia deixou a parceria com a Cosworth para voltar a trabalhar com a Renault, resgatando uma das parcerias mais vitoriosas da F1, sobretudo na década de 90.
A Williams, uma das equipes mais tradicionais da F1, visa se reerguer depois de viver uma temporada desastrosa em 2011, quando somou apenas cinco pontos em 19 corridas. O time aposta no potencial do novo FW34 e na nova dupla Maldonado-Senna para viver dias melhores na temporada que está prestes a se iniciar.
Além da nova dupla de pilotos, a Williams conta também com novo corpo técnico. Liderada agora com Mike Coughlan, substituto de Sam Michael no posto de diretor-técnico, a escuderia de Grove teve a liderança de Mark Gillan na construção do novo FW34. Ao lado de Coughlan, o chefe de operações de engenharia de equipe concebeu o modelo de 2012 baseado nas novas regras da F1, com o bico mais baixo — altura limitada a 55 cm — e a proibição do mapeamento de motores e do uso dos gases do escapamento para ganho de performance.
“Nós estamos muito ansiosos para esta temporada e, particularmente, mal posso esperar para ver o FW34 na pista. A fábrica trabalhou muito durante o inverno para garantir que o carro tivesse seu projeto, e com os objetivos bem definidos, começamos a testar o carro preparados para estar em um padrão elevado", afirmou Gillan.
"Trabalhamos juntos com todos os nossos parceiros para alcançar isso, incluindo a Renault Sport. Rumo à Austrália, vamos trabalhar muito com nossa dupla de pilotos e otimizar todo o potencial do FW34. E é claro que nós demonstramos uma melhora contínua em nosso desempenho e queremos corresponder com resultados ao longo da temporada”, acrescentou o engenheiro britânico.
Cofundador da equipe ao lado de Patrick Head, que deixou seu cargo de diretor em 2011 para assumir o controle da empresa de energia híbrida, Frank Williams entende que o momento da Williams é de renascimento.
“A única coisa que eu posso dizer é que, olhando para a Williams hoje, estamos começando de novo. Temos um novo carro, uma nova dupla de pilotos, novo motor e um novo quadro técnico. Também temos um número de novos parceiros que se uniram à equipe nos últimos meses. Eu gostaria de aproveitar essa chance para recebê-los formalmente e desejar que eles desfrutem, e o mais importante, que tenham uma experiência valiosa conosco. A equipe teve um bom inverno na fábrica e nos sentimos prontos e fortes para a luta”, disse o dirigente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário