4 de fevereiro de 2012

Ferrari lança F2012

Fonte: http://grandepremio.ig.com.br

A Ferrari apresentou ao mundo nesta sexta-feira (3) a F2012, o carro com o qual a escuderia vai disputar a temporada 2012 da F1. Se a escuderia italiana optou por um nome mais simples, diferente dos últimos anos, o carro cumpriu à risca aquilo que os dirigentes declararam ao longo da metade final de 2011: o desenho foi bastante radical, sobretudo na dianteira.

Seguindo a tendência iniciada pela Caterham, a F2012 apresentou um grande degrau antes do bico, tornando a dianteira diferente de todos os modelos que a Ferrari já apresentou para a F1. Já a tampa do motor compreende uma entrada de ar adicional, posicionada ligeiramente atrás do santantônio.

Fernando Alonso, Felipe Massa e Stefano Domenicali revelaram o novo modelo na gelada Maranello durante a cerimônia de apresentação da F2012. O evento foi transmitido via internet e sem a tradicional presença dos jornalistas, já que a sede da Ferrari foi castigada pela nevasca que atingiu a Itália nos últimos dias.

Será com a F2012 que Alonso tentará o tricampeonato mundial e o seu primeiro pela Ferrari, onde teve como melhor resultado o vice de 2010. E será com o novo carro que Massa vai buscar a reação depois de um ano bastante difícil, visando principalmente a permanência na escuderia, uma vez que seu contrato se encerra ao final do Mundial deste ano.

Domenicali, chefe de equipe da Ferrari, acredita que chegou a hora de a escuderia italiana voltar ao topo da F1 depois de dois anos de domínio da Red Bull e de Sebastian Vettel.

“Tenho certeza que nosso carro será vencedor desde o começo. Aprendemos muitas lições no passado e tomamos algumas difíceis decisões. Mas estou certo que todos nossos esforços serão refletidos neste carro”, declarou o comandante de Maranello, que deixou claro que a F2012 representa uma nova era na Ferrari, mas ao mesmo tempo o novo carro carrega conceitos usados na antiga 150º Italia.

“Do ponto de vista técnico, temos muitas novidades em termos de mecânica e também quanto ao desenho do carro. Mas queríamos aqui dar alguma continuidade, e espero que nós alcancemos a melhor performance. Tivemos apenas 12 dias para trabalhar no carro e buscar essa confiabilidade e também para testar os novos pneus que a Pirelli nos deu”, comentou o dirigente italiano.

Através de comunicado emitido pelo site da Ferrari, a equipe fez uma completa descrição da F2012 e detalhou o que o novo carro tem de semelhante e diferente em relação ao modelo antecessor, a 150º Italia.

“As principais mudanças em comparação a 2011 estão relacionadas à altura da dianteira do chassi, a posição dos canos do escapamento e o mapeamento para a gestão eletrônica do motor. Praticamente cada área do carro foi revisada, a começar pelo layout da suspensão; tanto a dianteira quanto a traseira apresentam pull-rods, visando favorecer o desempenho aerodinâmico e baixando o centro de gravidade”, explicou a escuderia.

“A asa dianteira é derivada da que foi introduzida na 150º Italia em seu ciclo final e esta foi desenvolvida desde então. Estão previstas outras evoluções nesta área para as corridas de abertura da temporada”, acrescentou.

A Ferrari reconheceu que o novo carro, especialmente a dianteira, não é um primor de beleza, mas justificou a adoção do degrau do bico, seguindo uma tendência adotada pela Caterham e seu CT01 por conta do regulamento, que prevê a altura máxima da dianteira em 55 cm, contra 62,5 que eram usados até 2011.

“O degrau no bico é algo que esteticamente não é lá muito agradável: com a exigência da regra em diminuir a parte dianteira, essa foi uma maneira de elevar o chassi o máximo possível por razões aerodinâmicas. As laterais foram redesenhadas depois das mudanças nas estruturas de impacto lateral, o reposicionamento dos radiadores e a revisão de todos os elementos aerodinâmicos”, disse a equipe.

“A parte inferior da traseira do carro está muito mais estreita e mais cônica, recurso alcançado em parte através de um invólucro na nova caixa de câmbio e a realocação de alguns componentes mecânicos. Nos últimos anos, a área dos escapamentos tem sido crucial em termos de desempenho do carro, e muito foi desprendido nisso, com base nas mudanças de regulamento adotadas para este ano. A asa traseira é conceitualmente similar a usada em 2011, mas cada detalhe foi revisado e agora ela está mais eficiente.”

“E naturalmente, ele ainda está equipado com a asa móvel, que é operada hidraulicamente. As entradas de ar dianteira e traseira foram redesenhadas e o trabalho foi feito em conjunto com a Brembo para melhorar o sistema de frenagem”, finalizou a Ferrari.


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