21 de fevereiro de 2012

Mercedes apresenta oficialmente seu F1 para 2012

Fonte: http://grandepremio.ig.com.br

Na manhã desta terça-feira (21), no pit-lane do circuito de Montmeló, em Barcelona, que a Mercedes apresentou, agora de maneira oficial, o W03, carro com o qual vai disputar o Mundial de 2012 A cerimônia foi bastante simples e contou com a presença dos pilotos titulares, Nico Rosberg e Michael Schumacher, além de Ross Brawn, chefe de equipe, e de Norbert Haug, vice-presidente da montadora alemã.

Assim como a maioria dos outros carros da F1 para 2012, com o peculiar degrau no bico para se adequar ao novo regulamento da categoria que prevê altura menor — 55 cm — na dianteira.

Outra mudança significativa em relação ao W02 é que o novo modelo do time de Brackley compreende também mudanças no projeto dos escapamentos, que foram alterados para impedir o benefício aerodinâmico dos gases no difusor aquecido, banido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a nova temporada da F1.

Pelo menos de maneira oficial, Michael Schumacher será o responsável por guiar o W03 pela primeira vez. O debute do carro prateado — que já foi submetido a um shakedown em Silverstone e a um treino particular, também em Barcelona — acontecerá nesta terça, quando a F1 inicia a segunda bateria de testes da pré-temporada. Rosberg assume a condução do bólido na quarta.

A Mercedes adotou postura diferente das rivais e optou por adiar o lançamento do W03, apresentando o novo modelo pouco mais de duas semanas depois das principais adversárias. A escuderia de Brackley decidiu trabalhar melhor na compreensão dos novos pneus da Pirelli e usou o carro do ano passado, o W02, durante a execução do primeiro treino da pré-temporada, em Jerez.

A expectativa da esquadra prateada é que 2012 finalmente represente um passo à frente em relação às duas temporadas anteriores, quando a Mercedes figurou na quarta posição do Mundial de Construtores. O time não poupou esforços para construir um time vencedor em sua terceira temporada desde o retorno à F1. Profissionais renomados, como o diretor-técnico Bob Bell, Aldo Costa, ex-Ferrari, e Geoff Willis, com passagens por Williams, BAR, Red Bull e HRT, vieram para reforçar a equipe liderada por Ross Brawn.

Campeão mundial por sua própria equipe em 2009, o dirigente britânico acredita que chegou a hora de a Mercedes evoluir na F1. “O W03 é um carro que acredito e espero — e nossa equipe pode se orgulhar disso — que vai entregar os resultados na pista que todos trabalhamos duro para conseguir. Apesar do distinto desenho no bico, o W03 é uma interpretação elegante dos regulamentos em vigor e um claro passo em frente em relação ao seu antecessor em termos de detalhes do design e de sofisticação”, disse o comandante da Mercedes ao site da equipe.

“No ano passado nós produzimos um carro bastante arrojado, e apesar de seus elementos mais radicais não terem apresentado os resultados que nós esperávamos, a experiência que nós adquirimos foi inestimável no projeto do carro de 2012. O W03 é também um pacote mais integrado, que reflete cada vez mais o fortalecimento das nossas equipes técnicas em Brackley e Brixworth, e demonstra que nossas equipes de trabalho nas Flechas de Prata estão dando um passo à frente em termos de performance na pista”, acrescentou Ross.


Nenhum comentário: