21 de junho de 2014

Ford KA e KA+ terão controle de estabilidade e assistente de partida.

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/

Seguindo a revelação a conta-gotas do Ford Ka e da versão sedã Ka+, a montadora confirmou hoje (18) que os modelos serão equipados com controle eletrônico de estabilidade e tração, além de assistente de partida em rampa. Não foi informado, no entanto, se os itens estarão disponívels em todas as configurações ou somente nas mais completas. O visual da versão final dos modelos foi divulgado nos últimos dias e o lançamento é previsto para o próximo mês, depois da Copa do Mundo.

O sistema eletrônico de estabilidade e tração promete ajudar o motorista a manter o controle do carro em curvas e outras situações em que a aderência à pista é prejudicada. O sistema atua automaticamente e, em parceria com o freio ABS e sensores instalados nas rodas, carroceria, volante e barra de direção. Já o assistente de partida em rampa mantém o carro imóvel por alguns segundos quando o pedal de freio já não está mais sendo acionado para evitar que ele desça inesperadamente.

Os itens divulgados fazem parte do pacote tecnológico que a Ford promete ser recheado, considerando o segmento em que o Ka concorre. Já se sabe que os modelos contarão com direção elétrica e ar-condicionado em todas as suas versões. Também de série, o carro contará com um dock station, que nada mais é do que um suporte para smartphones que pode acomodar modelos com tamanho próximo ao da linha S, da Samsung. Além disso, o Ka será o primeiro modelo vendido no Brasil a oferecer a tecnologia Ford Applink, que permite acionar o sistema multimídia com comandos de voz. A tecnologia, no entanto, deve ser oferecida como opcional ou em versões superiores.

A montadora já havia confirmado que a nova linha do Ka será equipada com um inédito motor 1.0 três cilindros flex de 85 cv a 6.500 rpm e 10,7 kgfm a 4.500 giros, que será um dos mais econômicos do mercado. Além disso, a Ford garante que ele será o mais potente e com mair torque entre seus concorrentes. Acoplado ao motor, o câmbio manual de cinco velocidades foi desenvolvido para melhorar o desempenho em quinta marcha e altas velocidades. Também haverá a opção de um motor 1.5 16V de 111 cv emprestado do New Fiesta, mas o câmbio automatizado de seis velocidades e dupla embreagem foi descartado.

Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), do Inmetro, a versão sedã do compacto foi avaliado com nota A e recebeu o selo Conpet de eficiência energética. Os números oficiais apontam um consumo médio de 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, sempre com etanol. Já com gasolina, o rendimento passa para 13 km/l no ciclo urbano e 15,1 km/l no rodoviário. Apesar de a Ford ainda não ter divulgado o tamanho do modelo, uma medição realizada por Autoesporte mostra que o conceito apresentado antes da versão final media 4,10 metros de comprimento, 1,70 m de altura, 1,50 m de altura e 2,50 m de entre-eixos.

Com preços que devem partir de R$ 32 a R$ 35 mil para a versão hatch com motor 1.0, o modelo pretende bater concorrentes de peso, como VW Gol, Fiat Palio e Uno, Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Já a versão sedã mira rivais como o Chevrolet Prisma, VW Voyage e Renault Logan.


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