Fonte: http://www.grandepremio.com.br/
A primeira a gente nunca esquece, e certamente Daniel Ricciardo, o mais novo vencedor da F1, jamais esquecerá o GP do Canadá de Fórmula 1 de 2014.
O australiano quebrou a sequência de vitórias da Mercedes no Mundial, ao ultrapassar Nico Rosberg na 68ª das 70 voltas, e subiu ao alto do pódio pela primeira vez na carreira.
Ricciardo, sexto no grid, se colocou na briga pela vitória após a segunda rodada de pit-stops, pouco após a metade da prova. Àquela altura, a Mercedes enfrentava sérios problemas mecânicos nos seus dois carros. A situação era tão feia que uma vantagem de mais de 25s foi por água abaixo. Lewis Hamilton não aguentou e recolheu para a garagem na volta 48.
Rosberg, sabe-se lá como, conseguiu resistir até que bem, mas dessa vez competindo dentro da categoria dos mortais. Foi pressionado por Sergio Pérez durante boa parte do trecho final da prova, só respirando mais aliviado quando a Force India ficou com os freios comprometidos. Aí que o #3 cresceu. Passou por Pérez na volta 66 e foi caçar a Mercedes do alemão.
Essa vitória coroa uma recuperação impressionante da Red Bull, que tinha um carro que mal aguentava andar nos testes de pré-temporada. Na primeira corrida, na Austrália, o time já havia mostrado que não estava disposto a andar no meio do pelotão. A evolução foi se mostrando cada vez mais notável conforme as semanas foram passando. O trabalho bem feito deixou o time no lugar certo na hora certa: o dia em que a Mercedes sucumbiu.
Para Ricciardo, o triunfo é a principal confirmação do seu talento. Ele vinha se apresentando muito bem desde que foi promovido pela Red Bull para seu time principal, andando inclusive à frente de Sebastian Vettel. E a primeira vitória chegou mais cedo do que se esperava. O hino australiano voltou a tocar na F1, algo que não acontecia desde o GP da Inglaterra de 2012, vencido por Mark Webber.
Rosberg ainda salvou a segunda colocação, e Sebastian Vettel subiu ao pódio pela segunda vez no ano, assim como no GP da Malásia, na terceira posição.
Pela primeira vez no ano a Fórmula 1 foi liderada por um carro que não era prateada e coube essa honra a Felipe Massa da Williams, por três voltas, da 46 à 49, mesmo com a equipe, mais uma vez fazendo uma péssima troca de pneus, na primeira parada.
Massa parou pela segunda vez, e voltou atrás de Bottas, contudo, consumou a ultrapassagem dupla sobre o finlandês e Hülkenberg, na freada da chicane do fim da volta. Era o quinto e tinha um ritmo tão bom que fez a volta mais rápida, 1min18s504. Em poucas voltas ele já chegou no pelotão que lutava pela vitória.
Infelizmente, na volta final, um forte acidente envolveu Sergio Pérez e Felipe Massa, que tentando ganhar a quarta posição, acabou acertando a traseira da Force India, em alta velocidade, no fim da reta. Os dois carros ficaram destruídos, mas ambos os pilotos não se machucaram. O mexicano foi considerdo culpado pela colisão e foi punido com a perda de 05 posições no grid de largada do GP da Áustria, próxima etapa.
Jenson Button superou Nico Hülkenberg e Fernando Alonso na última volta e foi quarto. Valtteri Bottas, Jean-Éric Vergne, Kevin Magnussen e Kimi Räikkönen completaram a zona de pontuação.
Max Chilton e Jules Bianchi, ambos da Marussia, bateram na primeira volta da corrida, e ambos abandonaram a prova. Esta foi a primeira vez que o inglês não completou um GP em sua carreira na F1, em 26 disputadas. Portanto, a maior sequência de GPs sem abandono ou desclassificação segue sendo do alemão Nick Heidfeld, com 41 corridas.
GP do Canadá, resultado da prova:
1 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:39:12.830 | 70 voltas | ||
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | +4.236 | |||
3 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | +5.247 | |||
4 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | +11.755 | |||
5 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +12.843 | |||
6 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | +14.869 | |||
7 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | +23.578 | |||
8 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | +28.026 | |||
9 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | +29.254 | |||
10 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | +53.678 | |||
11 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | +1 volta | |||
12 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | +1 volta | |||
13 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | +1 volta | |||
14 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | +6 voltas |
F1, Classificação do campeonato:
Pos | Driver | Nationality | Team | Points |
---|---|---|---|---|
1 | Nico Rosberg | German | Mercedes | 140 |
2 | Lewis Hamilton | British | Mercedes | 118 |
3 | Daniel Ricciardo | Australian | Red Bull Racing-Renault | 79 |
4 | Fernando Alonso | Spanish | Ferrari | 69 |
5 | Sebastian Vettel | German | Red Bull Racing-Renault | 60 |
6 | Nico Hulkenberg | German | Force India-Mercedes | 57 |
7 | Jenson Button | British | McLaren-Mercedes | 43 |
8 | Valtteri Bottas | Finnish | Williams-Mercedes | 40 |
9 | Kevin Magnussen | Danish | McLaren-Mercedes | 23 |
10 | Sergio Perez | Mexican | Force India-Mercedes | 20 |
11 | Felipe Massa | Brazilian | Williams-Mercedes | 18 |
12 | Kimi Räikkönen | Finnish | Ferrari | 18 |
13 | Romain Grosjean | French | Lotus-Renault | 8 |
14 | Jean-Eric Vergne | French | STR-Renault | 8 |
15 | Daniil Kvyat | Russian | STR-Renault | 4 |
16 | Jules Bianchi | French | Marussia-Ferrari | 2 |
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