A Volkswagen do Brasil é a maior fabricante de veículos do País e líder em exportações do setor automobilístico brasileiro, com mais de 3 milhões de unidades (automóveis e comerciais leves) exportadas desde 1970, quando tiveram início as vendas da marca para o Exterior.
Atualmente, a Volkswagen do Brasil tem a América Latina como seu principal mercado de exportações; a marca, no entanto, já vendeu seus modelos para 147 países, nos cinco continentes. Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Volkswagen do Brasil é a 15ª maior empresa exportadora do País, considerando todos os setores, e a primeira automobilística do ranking.
Com 60 anos de atividades, a Volkswagen do Brasil foi a primeira operação da marca alemã fora da Europa e se tornou um importante centro de desenvolvimento de novos veículos. Atualmente, a Volkswagen do Brasil está entre os três maiores mercados para o Grupo Volkswagen no mundo, atrás somente da China e da Alemanha.
Mercados de exportação
A Volkswagen do Brasil exporta atualmente para 15 países da América Latina, sendo que Argentina e México são os principais mercados.
A Volkswagen do Brasil também exporta para países como Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Equador, entre outros.
A Volkswagen do Brasil utiliza atualmente os Portos de Santos (SP), São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR) para exportar automóveis, dada a proximidade estratégica com as fábricas localizadas em São Bernardo do Campo – Anchieta (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).
Gol: o modelo mais exportado da história da indústria automobilística brasileira
O Volkswagen Gol – o automóvel mais vendido no Brasil há 27 anos consecutivos - é o modelo mais exportado da história da indústria automobilística brasileira, tendo totalizado, em 2013, mais de 1,2 milhão de unidades vendidas para o Exterior. Com 7,5 milhões de unidades produzidas no Brasil, o Gol também é o automóvel mais produzido e vendido da indústria nacional.
Voyage: exportado para 58 países
Com mais de um milhão de unidades vendidas ao longo de sua história, o sedã Voyage é o derivado do Gol de maior sucesso. Lançado em 1981, foi totalmente projetado e desenvolvido no País e, ao longo de seus mais de 30 anos de história, já registrou mais de 320.000 unidades exportadas, para 58 países, sendo o terceiro modelo mais vendido pela Volkswagen do Brasil no Exterior.
Uma curiosidade sobre as exportações do Voyage, que significa “viagem” em francês, é que o sedã somente é comercializado com este nome na Argentina, onde também foi vendido com o nome Gacel (‘gazela’, em espanhol). Nos demais países da América do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan. Nos Estados Unidos, onde foi vendido de 1987 a 1993, foi chamado de Fox (o atual modelo com este nome ainda não existia) e somou mais 202 mil unidades comercializadas. O Voyage é o único carro produzido em série projetado e fabricado no Brasil já exportado para os EUA.
Passat Iraque
Em 1983, teve início uma das primeiras grandes operações de exportação da Volkswagen do Brasil: o Passat, famoso por suas características de durabilidade e estilo, agradou também o mercado iraquiano. O projeto terminou em 1988, com aproximadamente 170 mil unidades vendidas. As adaptações para o mercado se resumiram em substituição de itens sensíveis às altas temperaturas e adaptação da suspensão às duras condições de piso locais.
O projeto, além de um marco na história de exportações, representou uma grande oportunidade para o Brasil, pois o pagamento pela compra dos veículos era realizado com petróleo, que era repassado à Petrobrás em troca de pagamento monetário. Formou-se assim um contrato triangular.
Projeto 99 - Voyage (Fox) e Parati (Fox Station) Canadá e EUA
O Projeto 99 permitiu à Volkswagen do Brasil conquistar uma importante fatia no mercado automobilístico dos Estados Unidos e Canadá. Com início em 1987, o Projeto 99 teve um ciclo de vida de 2 anos para a Parati (exportada, na ocasião, com o nome Fox Station), com 25.022 unidades vendidas, e de 7 anos para o Voyage (exportado com o nome Fox), com 202.062 unidades.
Golf EUA e Canadá
Aproveitando a oportunidade aberta pelo Projeto 99 (Voyage e Parati), com o qual a Volkswagen do Brasil foi certificada como apta a atuar em mercados extremamente competitivos e exigentes, o Golf fabricado em São José dos Pinhais também atendeu às expectativas dos consumidores norte-americanos e canadenses.
O programa para os Estados Unidos foi realizado entre os anos 2000 e 2005, com 137.925 unidades exportadas; para o Canadá, as exportações foram de 2000 a 2009, com 75.063 unidades.
Gol Rússia
O Gol foi o primeiro carro brasileiro a circular na Rússia. A operação foi um grande desafio e exigiu testes de resistência no automóvel, para enfrentar baixas temperaturas, que podem chegar a 40ºC negativos. Além da umidade relativa do ar entre 20% e 90%, foram simuladas as mais variadas condições climáticas entre 40ºC e 60ºC negativos. Os componentes que receberam avaliação extremamente rigorosa foram elétricos, guarnições, motor e câmbio.
O projeto foi realizado entre 2004 e 2005, com 1.609 unidades exportadas. Nesse programa, o Gol recebeu o nome de Pointer.
Fox Europa
O Fox tornou-se realidade para os europeus a partir de 2005. O compacto, inteiramente desenvolvido e produzido pela Volkswagen do Brasil, foi apresentado oficialmente no 15º Salão do Automóvel de Leipzig, na Alemanha, como principal novidade do estande do Grupo Volkswagen. Com o slogan “O máximo em veículo pelo mínimo em dinheiro”, o carro foi apresentado como um compacto direcionado à nova geração urbana. O programa foi encerrado em julho de 2011, com 305.507 unidades exportadas.
Total Flex
A Volkswagen do Brasil iniciou em janeiro de 2009 a exportação de veículos Total Flex para o Paraguai. Após negociações e testes de combustíveis, os veículos foram exportados exatamente nos mesmos padrões dos comercializados no mercado brasileiro. O pioneiro foi o Gol, mas atualmente o país também recebe Voyage, Fox, CrossFox, Golf e Saveiro com motores bicombustíveis. O Paraguai é único país que importa veículos com a tecnologia que permite abastecimento com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário