3 de março de 2015

Mahindra confirma fim de linha no Brasil.

Fonte: http://carplace.uol.com.br/

Em comunicado enviado à imprensa, a Bramont confirma nesta semana o fim da produção dos utilitários da Mahindra em Manaus (AM). Parceira da fabricante indiana no Brasil desde 2007, a empresa informa que a decisão de encerrar as atividades foi causada pelo “completo panorama adverso do mercado automobilístico brasileiro, agravado pela depreciação do real”. As operações na fábrica sediada na zona franca foi descontinuadas ainda antes do carnaval e aproximadamente 40 funcionários foram dispensados.

Conforme explica o portal Automotive Business, a Bramont enfrentava um sistema confuso de logística para se enquadrar no Processo Produtivo Básico (PPB) em Manaus. As carrocerias vindas da sede na Índia eram enviadas para Pouso Alegre (MG) para serem montadas e pintadas. Posteriormente, seguiam para Belém (PA) e de lá eram despachadas de balsa para Manaus para receberem chassi, motor e transmissão. Após a montagem final, voltavam para Belém e seguiam para Uberlândia (MG), onde eram distribuídas para todo o país.

A estrutura da empresa em Manaus tinha capacidade para produzir até 5 mil veículos por ano, mas desde 2007 menos de 4 mil exemplares foram vendidos.

Infelizmente, como vimos acima, realmente não tinha como dar certo, a começar pelo designer de gosto extremamente duvidoso, algo que para o mercado brasileiro conta muito, além disso, o custo desta verdadeira operação de transporte, sem dúvida alguma, representava 1/6 ou até 1/5 do preço final do carro, isto sem contar as diversas intempéries que a empresa deve ter tido, ao longo desses sete anos, nesse trecho Belém-Manaus-Belém.

Sinceramente, parece coisa de português.


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