1 de março de 2015

Parabéns 450 vezes à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Fonte parcial: http://pt.wikipedia.org/

Fiz este post porque um dos maiores orgulhos da minha vida é poder gritar:

- Sou Carioca.

"...Rio, seu mar. Praia sem fim. Rio, você foi feito prá mim. Cristo Redentor. Braços abertos sobre a Guanabara. Este samba é só porque. Rio, eu gosto de você. A morena vai sambar. Seu corpo todo balançar. Rio de sol, de céu, de mar..."

Como declama o Hino oficial da minha amada cidade: "Cidade maravilhosa. Cheia de encantos mil. Cidade maravilhosa. Coração do meu Brasil"

O litoral do atual estado do Rio de Janeiro era habitado por índios tamoios, também conhecidos como tupinambás, que ocupava a região ao redor da Baía de Guanabara quando os portugueses chegaram à região.

A Baía de Guanabara, à margem da qual a cidade foi fundada, foi descoberta pelo explorador português Gaspar de Lemos em 1 de janeiro de 1502 No entanto, em 1 de novembro de 1555, os franceses, capitaneados por Nicolas Durand de Villegagnon, apossaram-se da Baía da Guanabara, estabelecendo uma colônia na atual ilha de Villegagnon, e lá ergueram o Forte Coligny, enquanto consolidavam alianças com os índios tupinambás locais.

Para retomar a França Antarctica os portugueses se aliaram a um grupo indígena rival dos tupinambás, os temiminós e foi com o auxílio destes que atacaram e destruíram a colônia francesa em 1560, mas os franceses só foram completamente expulsos da região pelos portugueses em 1567.

Persistindo a presença francesa na região, os portugueses, sob o comando de Estácio de Sá, desembarcaram num istmo entre o Morro Cara de Cão e o Morro do Pão de Açúcar, fundando, a 1 de março de 1565, a maravilhosa cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro".

A vitória de Estácio de Sá, subjugando elementos remanescentes franceses, garantiu a posse do Rio de Janeiro, rechaçando, a partir daí, novas tentativas de invasões estrangeiras e expandindo, à custa de guerras, seu domínio sobre as ilhas e o continente.

A povoação foi refundada no alto do Morro do Castelo, no Centro da cidade, e com isso, o novo povoado marcou o começo, de fato, da expansão da cidade

A cidade do Rio de Janeiro, amistosamente chamada apenas de Rio, é a cidade brasileira mais conhecida no exterior, maior rota do turismo internacional no Brasil, principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul, funcionando como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente.

O Rio é a segunda maior cidade do Brasil, sexta maior da América e a trigésima quinta mais populosa do mundo.

Parte da cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade, com o nome "Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar", classificada pela UNESCO em 1 de julho de 2012.

É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o bairro boêmio da Lapa e seus arcos, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, as florestas da Tijuca e da Pedra Branca, o Jardim Botânico, a Quinta da Boa Vista e o Museu Nacional, antiga residência oficial de Dom João VI, a Biblioteca Nacional, a Ilha de Paquetá, o réveillon de Copacabana, as Escolas de Samba e o carnaval carioca, a Favela da Rocinha, a Bossa Nova e o samba.

Como diz a música: "O Rio de Janeiro continua lindo. O Rio de Janeiro continua sendo"


Nenhum comentário: