9 de janeiro de 2016

Parte da Av. Rio Branco já fecha hoje, em definitivo.

Fonte: http://odia.ig.com.br

Hoje, sábado 10/01/2016, às 14h, um trecho de 600 metros da Avenida Rio Branco, entre a Nilo Peçanha e a Santa Luzia, terá o trânsito fechado definitivamente, mais um marco histórico na antiga Avenida Central, mas esse não sabemos se será bom para os cariocas.

No local, por onde atualmente circulam ônibus e táxis, será construído um boulevard, para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), pedestres e ciclistas, que terão à disposição uma ciclovia, como mostram as novas imagens a que O DIA teve acesso.

A previsão é de que as obras sejam concluídas em abril. Antes disso, porém, daqui a uma semana, os cariocas terão de enfrentar mais mudanças nas ruas do Centro. Ao todo, 82 linhas de ônibus que passam pela região terão os trajetos modificados. 
 
Os coletivos que vêm pela Rio Branco atualmente serão desviados pela Avenida Nilo Peçanha e seguirão pela Graça Aranha. A Nilo Peçanha, que funciona atualmente em mão dupla, passará a ter sentido único em direção ao castelo, da Rio Branco até a Rua Debret. Esta também muda de direção entre a Avenida Almirante Barroso e a Rua Araújo Porto Alegre.

Dois pontos de ônibus na Rio Branco serão desativados e serão criadas paradas intermediárias na Avenida Graça Aranha e na Rua da Assembleia. Além disso, alguns ônibus que têm paradas finais na Nilo Peçanha terão os pontos alterados também.

Na Cinelândia, os pedestres vão ter a área da praça expandida, já que não haverá mais as pistas para os carros. Há também canteiros com vegetação no projeto de paisagismo. A previsão é de que a primeira linha do VLT, entre a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont, passando pela Avenida Rio Branco, comece a operar comercialmente até junho. A primeira composição, a João do Rio, já circulou, em testes, apenas na Zona portuária. 

 A segunda linha, entre a Central do Brasil e a estação das Barcas, na Praça 15, que passará pelo Campo de Santana e Rua da Carioca, tem previsão para ser inaugurada no segundo semestre deste ano.

O circuito total do VLT terá 28 quilômetros e 29 paradas abertas, além de três estações fechadas com roletas (na Central, na Praça 15 e na Rodoviária Novo Rio). A Parada dos Museus é a primeira já construída

 

Nenhum comentário: