9 de janeiro de 2016

Prefeitura do Rio assume os hospitais Albert Schweitzer e Rocha Faria.

Fonte: http://g1.globo.com

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou na última terça-feira, 05/01/2015, que o município vai assumir a gestão dos hospitais estaduais Albert Schweitzer, em Realengo, e Rocha Faria, em Campo Grande, ambos na Zona Oeste da cidade. O anúncio foi feito na sede do governo estadual, no Palácio Guanabara, ao lado do governador Luiz Fernando Pezão.
 
O Albert Schweitzer teve as chaves entregues para a gestão do município na quinta-feira (07/01), e na próxima segunda-feira (11/01), será a vez do Rocha Faria.

Segundo Paes, a transferência dos hospitais é "fundamental" e possibilita ampliar a rede de atenção básica à saúde na região, umas das mais carentes do Rio.

De acordo com o prefeito, o secretário executivo de Coordenação de Governo da Prefeitura, Pedro Paulo Carvalho, será o responsável pela coordenação dos repasses para a rede hospitalar municipal nos próximos meses, comandada pelo secretário de Saúde, Daniel Soranz.

Por ano, as duas unidades custam aos cofres públicos R$ 500 milhões. Sem dar muitos detalhes de como o município pretende pagar, Pedro Paulo disse que "serão recursos da prefeitura", de "superávits" e de economia feita pela gestão municipal. O secretário disse que não será usada a verba que já é destinada à saúde do município.

"Nós temos que ter certeza que há um trabalho diário, e eu vou construir tijolo por tijolo. E a população pode ter certeza que está nas mãos de pessoas responsáveis e que o nosso compromisso é manter nossas emergências funcionando."
 
Segundo a Secretaria de Governo, o Hospital Albert Schweitzer disponibiliza 484 leitos e realiza cerca de 10,5 mil atendimentos por mês de urgência e emergência em clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, pediatria e maternidade (UTI adulto / pediátrico / neonatal). Em 2015, foi responsável por 16 mil internações.

O Rocha Faria conta com 300 leitos e faz cerca de 10 mil atendimentos por mês de urgência eemergência em cirurgia geral, clínica médica, ortopedia, pediatria e maternidade (UTI adulto / neonatal). No ano passado, realizou 7,8 mil internações.

Com a municipalização dos dois hospitais estaduais, a Secretaria Municipal de Saúde diz que terá o maior número de leitos hospitalares do país e será responsável por mais de 50 mil partos na cidade. Atualmente com 3.441 leitos, a rede passará a ter 4.173.

 A decisão ocorre em meio à crise da saúde pública no estado, que teve seu auge no fim do ano, com emergências fechadas por falta de verba para pagar funcionários e comprar insumos. Mas a vontade de Paes de municipalizar a gestão das duas unidades é antiga. Em 2012, ele já havia dito que queria assumir os hospitais. Esse processo já havia acontecido com o Hospital Pedro II, em Santa Cruz.

 O governador Luiz Fernando Pezão esclareceu que os servidores estaduais continuarão sob a gestão do estado, assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os funcionários serão realocados, mas não foi detalhada como será feita essa operação.

 Anúncio foi feito em coletiva com Paes e Pezão (Foto: Nicolas Satriano/G1)

Nenhum comentário: