3 de fevereiro de 2013

Tricampeã Red Bull apresenta seu carro para 2013.


Fonte: http://www.grandepremio.com.br
A atual tricampeã do mundo lançou, na manhã deste domingo, o carro com o qual vai disputar a temporada de 2013 do Mundial de F1. O RB9, nono carro produzido pelo time que estreou na categoria em 2005, chama a atenção logo de cara, mas nem tanto por sua aerodinâmica, como nos acostumamos a ver nos últimos anos, e sim por seu visual, um tanto diferente dos modelos anteriores. E com degrau no bico, para a tristeza de muitos.

A Red Bull colocou na internet um vídeo em que mostra o processo de produção do carro. Um clipe de pouco mais de três minutos intitulado como ‘Ritmo da fábrica’. No fim, as primeiras imagens do modelo foram reveladas.
A mudança mais aparente está no uso da cor roxa, principalmente nas laterais do bólido. Também na lateral nota-se o logotipo da Infiniti, montadora que está no nome oficial do time, com um grande destaque. A Infiniti é um braço da Nissan que produz carros de luxo. A Nissan, por sua vez, possui uma aliança com a Renault, que desde 2007 fornece motores para a Red Bull na F1.

Essa é a primeira vez desde 2005 que esta área, uma das mais nobres de um monoposto em termos de exposição publicitária, não conta com o nome da marca de bebidas energéticas. O mesmo pode ser dito do aerofólio traseiro. O azul marinho, predominante desde o início da história da equipe, foi mantido na parte frontal do RB9.

Num ano em que o regulamento técnico não sofreu grandes alterações, nem mesmo o mago da engenharia Adrian Newey ousou muito. No que diz respeito ao layout do carro, o RB9 é semelhante ao seu antecessor, com o qual Sebastian Vettel conquistou o tri da F1. O controverso degrau no bico foi mantido, a exemplo do que fizeram Lotus e Sauber. Contudo, desta vez ele é bem mais sutil e não possui a entrada de ar que existia no RB8.




Nenhum comentário: