14 de fevereiro de 2013

Vila Isabel é a grande campeã do Carnaval 2013

Fonte parcial: http://odia.ig.com.br


Após arrebatar a Avenida Marquês de Sapucaí com o enredo sobre o homem do campo, escola de Martinho da Vila é a grande campeã do Carnaval 2013.


O enredo sobre a agricultura e o homem do campo foi o grande trunfo da escola, que confirmou o favoritismo dado pelo público e faturou o título do Grupo Especial.

Esse foi o terceiro campeonato da agremiação, os outros dois foram em 1988, com Kizomba e 2006 com Soy Louco por ti América.

A Vila Isabel foi a última escola a pisar na Avenida e arrancou gritos de "É campeã", depois de uma exibição irretocável marcada pela garra dos componentes, que fizeram uma verdadeira "festa no arraiá" na Sapucaí. No total, o desfile foi orçado em R$ 12,5 milhões.

Dona de um dos dois melhores sambas-enredo do ano, assinado por Martinho da Vila, Arlindo Cruz, André Diniz, Leonel e Tunico, a escola aproveitou o trunfo da melhor maneira possível e emocionou. O casal de mestre-sala e porta-bandeira Julinho e Rute deu um verdadeiro show. A dupla, conhecida pelo entrosamento, esbanjou talento e ousou com uma dança vibrante.

Destaque central do carro onde estava a Velha Guarda, Martinho da Vila emocionou quem estava nas arquibancadas. No dia em que completou 75 anos, o nome mais importante da escola comemorou em grande estilo e ainda viu seu samba-enredo fazer história. Além do aniversário e do título, o veterano tem outro motivo para festejar: pela primeira vez a Vila foi campeã com um samba seu.

A bateria dos mestres Paulinho Botelho e Wallan também teve uma grande exibição. Apostando na cadência característica, fez poucas paradinhas e arrancou aplausos. A rainha Sabrina Sato, mais uma vez, contagiou a todos com sua alegria e beleza.

A bateria protagonizou uma das surpresas do desfile. Durante a paradinha feita no refrão principal, elementos cenográficos surgiram de dentro dos ritmistas dando efeito de "arraiá" na Sapucaí. A ideia foi obra de Carlinhos de Jesus, diretor artístico da Vila.


Na abertura, a comissão de frente comandada pelo coreógrafo Marcelo Missailidis usou um elemento cenográfico gigantesco e fez uma encenação misturando dança e teatro.  

Outro motivo determinante para a vitória foi o trabalho da veterana carnavalesca Rosa Magalhães. Com alegorias luxuosas e ricamente iluminadas, a escola conseguiu contar seu enredo de maneira clara e criativa. As fantasias, cheias de detalhes, também foram destaque e impressionavam pela beleza do acabamento e pelo variado uso de cores.

Figurinista, cenógrafa e professora aposentada da Escola de Belas Artes da UFRJ, Rosa tem 66 anos e está no Carnaval desde 1971. Foi campeã no Salgueiro, no Império Serrano e faturou cinco títulos na Imperatriz, onde ficou 17 anos. Antes da Vila, onde está há três anos, passou pela União da Ilha. A escola contou com patrocínio milionário da Basf.

A Inocentes de Belfrod Roxo foi a última colocada e foi rebaixada para a série A para a disputa do carnaval de 2014, já a Império da Tijuca, com o enredo "Negra, pérola, mulher", sagrou-se campeã desta mesma série e vai abrir o desfile do Grupo Especial no próximo ano, e assim a área considerada grande Tijuca mostra a sua força e dedicação ao mundo do samba, pois terá quatro escolas na disputa, as duas últimas campeãs, Vila e Unidos da Tijuca, Salgueiro campeã de 2009 e Império da Tijuca, campeã do acesso. 

Confira a classificação final:

Escola Pontos
Vila Isabel 299,7
Beija-Flôr de Nilópolis 299,4
Unidos da Tijuca 299,2
Imperatriz Leopoldinense 298,3
Salgueiro 297,9
Grande Rio 297,2
Portela 296,6
Mangueira 296,5
União da Ilha  294,9
10ª São Clemente 293,5
11ª Mocidade Independente 293,5
12ª Inocentes de Belford Roxo 291,1



Confira a classificação completa da Série A:
1º) Império da Tijuca
2º) Viradouro
3º) Império Serrano
4º) Estácio
5º) Rocinha
6º) Caprichosos de Pilares
7º) Unidos de Padre Miguel
8º) Renascer de Jacarepaguá
9º) Porto da Pedra
10º) Santa Cruz
11º) Acadêmicos do Cubango
12º) União Parque Curicica
13º) Paraíso do Tuiutí
14º) Alegria da Zona Sul
15º) União de Jacarepaguá
16º) Tradição
17º) Sereno de Campo Grande
18º) Unidos do Jacarezinho
19º) Vila Santa Tereza



Nenhum comentário: