Se as vendas de carros não estão em franco crescimento, como em anos anteriores, algumas marcas estão se destacando. Mas mesmo dentro de cada empresa a evolução de vendas não é linear: alguns modelos se destacam enquanto outros despontam como campeões de venda.
Nos sete primeiros meses deste ano um carro teve crescimento exponencial, com aumento de vendas de mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado: o Ecosport, cujas vendas saltaram de 16.769 nos sete primeiros meses do ano passado para 39.672 até julho deste ano.
O mesmo ocorre com modelos que não estavam presentes no mercado até julho de 2012 ou tinha uma participação insignificante, casos do HB20, do Onix, do Cruze hatch do Etios e do Peugeot 208.
Mas nem sempre os carros que mais aumentaram as vendas são lançamentos recentes. O Clio, da Renault, que está no mercado desde 1996, foi o terceiro que mais cresceu, passando de 10,2 mil para 16.8 mil e em seguida aparece o Siena entre os carros de passeio, que saltou de 45,2 mil para 66,8 mil nos sete primeiros meses do ano. Entre os dez que mais cresceram estão ainda o Peugeot 308 (+40,7%) e o Honda Fit (+36,2%). Além desses, destaque para as picapes médias: três delas estão entre os 10 modelos que mais aumentaram as vendas este ano: a Amarok cresceu 54%, a Ranger 47,5% e a S10 39%. O utilitário esportivo Hilux SW4 cresceu 54% em relação aos sete primeiros meses de 2012.
Vinte e quatro carros aumentaram as vendas acima da média do mercado, que foi de 2,4%.
O Idea cresceu (1,9%), mas não atingiu o aumento médio de vendas e outros 27 carros venderam este ano menos do que no período janeiro-julho do ano passado.
O Gol, que continua como o carro mais vendido no País, teve uma queda de vendas de 8% no período: vendeu 155.980 unidades de janeiro a julho do ano passado e neste ano 143.479. O mesmo ocorreu com o segundo colocado no ranking, o Uno, que vendeu apenas 112.383 unidades este ano, contra 146.987 nos primeiros sete meses de 2012.
O Peugeot 207 foi o carro que mais perdeu vendas, passando de 16,4 mil para 7,1 mil, uma queda de 56% (veja tabela). March (-45,3%), Agile (-44,3%), Jetta (-43,2%) e Celta (- 40,6%) foram os que mais perderam este ano: todos venderam mais do que 40% a menos do que nos sete primeiros meses de 2012.
Os carros que mais cresceram | ||||
jan a jul/2012 x jan a jul/2013 | ||||
Class. | Carro | Jan-Jul/2012 | Jan-Jul/2013 | Evol.% |
1º | Ford Ecosport | 16.769 | 39.672 | 136,6 |
2º | Renault Clio Hatch | 10.218 | 16.880 | 65,2 |
3º | Toyota Hilux SW4 | 4.523 | 7.004 | 54,9 |
4º | Volkswagen Amarok | 8.936 | 13.822 | 54,7 |
5º | Fiat Siena | 45.270 | 66.797 | 47,6 |
6º | Ford Ranger | 7.618 | 11.234 | 47,5 |
7º | Peugeot 308 | 4.700 | 6.611 | 40,7 |
8º | GM S10 | 22.540 | 31.395 | 39,3 |
9º | Honda Fit | 18.626 | 25.364 | 36,2 |
10º | Toyota Hilux | 17.820 | 23.610 | 32,5 |
11º | Fiat Punto | 18.864 | 24.906 | 32 |
12º | Honda City | 14.766 | 17.932 | 21,4 |
13º | GM Prisma | 22.714 | 27.214 | 19,8 |
14º | Honda Civic | 26.805 | 31.199 | 16,4 |
15º | Fiat Strada | 63.132 | 72.894 | 15,5 |
16º | Citroën C3 | 17.068 | 19.355 | 13,4 |
17º | Volkswagen Saveiro | 37.193 | 40.941 | 10,1 |
18º | Fiat Doblo | 8.991 | 9.895 | 10,1 |
19º | Fiat Palio | 95.182 | 104.468 | 9,8 |
20º | Volkswagen Voyage | 51.692 | 56.171 | 8,7 |
21º | Mitsubishi L200 | 11.618 | 12.501 | 7,6 |
22º | Renault Duster | 22.294 | 23.914 | 7,3 |
23º | Mitsubishi Pajero | 9.416 | 9.960 | 5,8 |
24º | Fiat Palio Weekend | 11.153 | 11.685 | 4,8 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário