13 de março de 2014

Alguns patrocinadores que gostaríamos de ver de novo na Fórmula 1

Fonte: http://www.flatout.com.br/ , visite o site, lá há mais modelos na reportagem.

Aqui com alguns dados incluídos por este blog.

A Fórmula 1 volta neste domingo, trazendo consigo o belo Williams FW36 com as cores da Martini Racing. Embalados pela novidade, o site http://www.flatout.com.br perguntou aos seus leitores que outros patrocinadores clássicos deveriam voltar à Fórmula 1, e agora você vai saber alguns dos escolhidos!

Gold Leaf

Ao falar de patrocinadores na Fórmula 1, naturalmente devemos começar pelo primeiro. Na temporada de 1968, pela primeira vez a FIA permitiu patrocinadores que não fossem ligados ao automobilismo, e a Lotus foi a primeira equipe a se beneficiar do novo regulamento. A marca de cigarros Gold Leaf, da Imperial Tobacco, foi a primeira empresa a ter seu nome e cores estampados em um carro de F1. O carro era o Lotus 49, que havia estreado no ano anterior, ainda com a cor verde oficial das equipes britânicas. Em 68 passou a usar a combinação de vermelho, dourado e branco que é tida até hoje como uma das mais bonitas da história da categoria. Mas a mais lembrada veio alguns anos depois.


John Player Special

A Gold Leaf pode ter sido a primeira, mas a mais lembrada é a John Player Special, outra marca de cigarros da Imperial Tobacco. E por uma boa razão: preto-e-dourado elegante estampou os carros da Lotus de 1972 a 1978, período em que a equipe conseguiu três títulos mundiais (1972, 1973 e 1978), com Mario Andretti ao volante. A JPS voltou a patrocinar a Lotus entre 1981 e 1986, e neste período a equipe contratou um jovem chamado Ayrton Senna, que demonstrou grande talento.

Essa pintura da Lotus teve a honra de ter sido utilizada por quatro campeões da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, Mario Andretti, Nigel Mansell e Ayrton Senna, os dois primeiros, inclusive, foram campeões com essas cores, e os dois últimos pilotaram para a equipe inglesa no início da carreira, foram campeões posteriormente e constam em todas as listas de maiores de todos os tempos.

A pintura preta e dourada ressurgiu recentemente na Fórmula 1, mas sem o nome da John Player Special — desde 2007, nenhuma marca de cigarros patrocina a Fórmula 1.


Marlboro

Quando se lembra das equipes patrocinadas pela Marlboro, as duas primeiras que vêm à mente são a Ferrari e a McLaren. Contudo, a Marlboro patrocina equipes de Fórmula 1 desde a década de 70. O primeiro carro com as cores da Marlboro foi o BRM 1972, que trazia uma pintura bem semelhante à da McLaren nos anos 90. Outras equipes patrocinadas pela Marlboro foram a BMS Scuderia Italia, a Frank Williams Racing e a Alfa Romeo.

Esta é outra pintura que teve a glória de contar com campeões em seu cockpit, mas neste caso foram seis, Keke Rosberg, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna, Mikka Hakkinen e Nigel Mansell.


Camel

A marca de cigarros Camel chegou para patrocinar a Lotus em 1987, estampando a carenagem amarela com suas letras azuis, e nesse ano contou com Ayrton Senna, e nos dois anos seguintes com Nelson Piquet, 



Contudo, foi na década de 90, patrocinando a Williams, que a Camel chegou ao topo dos campeonatos, mais precisamente em 1992 e 1993, com os títulos de Nigel Mansell e Alain Prost, respectivamente.


7 Up

Todo mundo lembra da Jordan Grand Prix por seus carros amarelos com nose art no bico. Eles são bem legais, mas há quem prefira as cores azul e verde da época da estréia da equipe na Fórmula 1, em 1991. Foi o único ano em que o refrigerante, vendido no Brasil entre 1995 e 1997, patrocinou a equipe, além de ter sido o primeiro carro de Schumacher na categoria.


Nenhum comentário: