21 de março de 2014

Ayrton Senna, 54 anos!

Hoje, 21 de Março de 2014 seria o 54º aniversário de Ayrton Senna.

Ayrton Senna da Silva, nascido no bairro de Santana, cidade de São Paulo/SP, em 21 de março de 1960 e falecido em 01 de maio de 1994, em Bolonha, Itália.

Piloto de automóveis de competição, disputou diversas categorias, sendo a principal delas a Fórmula 1, onde se sagrou campeão por três vezes. É reconhecido como um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo.

Ayrton ganhou o seu primeiro kart, do próprio pai, Milton, aos quatro anos de idade, feito com um motor de máquina de cortar grama. A habilidade do garoto na condução do novo brinquedo impressionou a família. Aos nove anos, já conduzia jipes pelas estradas precárias dentro das propriedades rurais do pai.



Começou a competir oficialmente nas provas de kart aos treze anos. Em 1977, 1978 e 1979 ganhou o Campeonato Sul-Americano de Kart, além com campeonato Brasileiro em 1977, 1978 e 1980.



Em 1981 começou a competir na Europa, ganhando o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600, pela equipe de Ralf Firman. Em 1982 foi campeão europeu e britânico de Fórmula Ford 2000, no qual não ganhou apenas 05 do total de 27 corridas, pela equipe de Dennis Rushen. Foi justamente nessa época que adotou o nome de solteira da mãe, Senna, pois Silva é um nome comum no Brasil.

Em 1983 Senna venceu o campeonato inglês de Fórmula 3, com  09 vitórias consecutivas, treze no total, em 21 corridas disputadas. Neste campeonato, após as várias vitórias de Senna em Silverstone, a imprensa inglesa especializada chegou a chamar o circuito de Silvastone em homenagem a Ayrton.

Também triunfou no prestigioso Grande Prêmio de Macau pela equipe Theodore Racing Team, diretamente relacionado à equipe que o conduziu à F3 britânica.



Senna atraiu a atenção de diversas equipes de Fórmula 1 como Williams, onde fez o seu primeiro teste na Fórmula 1, tendo marcado um tempo melhor do que o dos pilotos oficiais da equipe, McLaren, Brabham e Toleman, equipe com a qual acabou assinando o contrato para disputar o campeonato do ano de 1984.

1º teste pela Williams 

Ayrton marcou seu primeiro ponto no campeonato mundial de pilotos logo no segundo grande prêmio que disputou, em Kyalami na África do Sul. Já no GP de Mônaco o piloto chamou a atenção das demais equipes, pois largando da 13ª posição do grid de largada, fez um rápido progresso através das estreitas ruas de Monte Carlo e na volta 19 passou Niki Lauda, segundo colocado e começou a ameaçar o líder Alain Prost. A perseguição pelo primeiro lugar continuou por várias voltas, e a esta altura já chovia muito no circuito e a corrida foi interrompida na volta 31 por razões de segurança. Senna chegou a comemorar a vitória ultrapassando Alain Prost a poucos metros da linha de chegada, mas nesses casos, o regulamento mandava considerar as colocações da volta anterior e, ainda, por ter sido interrompida com menos da metade da corrida, os pontos foram computados pela metade. 

Pela fraca equipe Toleman Senna ainda conseguiu mais dois terceiros lugares neste temporada, nos GP´s da Inglaterra e de Portugal, e com isso, terminou o campeonato em 9º lugar, com 13 pontos, enquanto seu companheiro de equipe, Johnny Cecotto, nada somou, e seu substitutoStefan Johansson, somou apenas 03 pontos.

Mônaco 1984 - 2º lugar.

As temporadas de 1985, 1986 e 1987 Ayrton Senna disputou pela tradicional equipe Lotus, e por essa equipe conseguiu 06 vitórias, 10 segundos lugares, 06 terceiros lugres e 16 primeiros lugares no grid de largada.

Por essa equipe, em 1986, Senna teve uma das mais belas disputas de posição da história da Fórmula 1, foi no GP da Hungria, quando após alguma voltas, acabou sendo ultrapassado por Nelson Piquet, no final da reta dos boxes, e os brasileiros fizeram a dobradinha daquela prova, com Nelson em primeiro, repetindo o resultado do GP do Brasil, na qual os dois seguraram a bandeira brasileira no podium.



Uma das fotos mais simbólicas de uma era da Fórmula 1, pois são nada menos do que 11 títulos mundias ganhos por esses quatro pilotos, Senna: 1988, 1990/91, Prost: 1985/86, 1989 e 1993, Mansell: 1992 e Piquet: 1981, 1983 e 1987. Além disso, apenas alguns anos depois de tirada, já seria uma pose impossível de se repetir, em razão da grande rivalidade que marcou esses quatro pilotos, com muitas disputas e discussões.

Em 1988 Ayrton juntou-se ao francês Alain Prost, na McLaren-Honda e viveu anos vitoriosos pela equipe. Os dois juntos venceram 15 dos 16 corridas daquela temporada, e Senna ganhador de oito etapas, sagrou-se campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez.

O brasileiro conseguiu seu segundo título em 1990, mais uma vez derrotando Prost, que neste ano corria pela Ferrari. Na temporada seguinte, Senna faturou seu terceiro título, todos pela equipe McLaren, tornando-se o piloto mais jovem tricampeão de Fórmula 1, façanha que foi mantida até o final da temporada de 2012, quando Sebastian Vettel chegou ao tricampeonato consecutivo.

O fato mais marcante dos companheiros da equipe McLaren, colisão no GP do Japão de 1989, quando Port jogou o carro deliberadamente para cima de Senna, impedindo que o brasileiro lhe ultrapassasse. Os carros ficaram enroscados, mas Ayrton conseguiu sair, após se ajudado pelos fiscais, foi ao boxe, e conseguiu recuperar a grande desvantagem que tinha para Alessandro Nannini e ultrapassou o italiano para cruzar em primeiro no final da prova, contudo, antes mesmo do podium, Senna soube que havia sido desclassificado.

Os agora inimigos declarados colidiram mais uma vez, no GP do Japão de 1990, quando Senna deliberadamente não freou na curva e foi para cima de Prost, impedindo que o francês fizesse a curva em primeiro. Mais uma vez fim de campeonato, agora a vitória ficou com Ayrton.


Outras duas belas disputas de Senna se deram pela McLaren, mas destas vezes o outro participante foi Nigel Mansell, no GP da Espanha de 1991 (acima) e no de Mônaco de 1992 (abaixo), além de ter dado a considerada melhor primeira volta de todos os tempos, no GP da Inglaterra de 1993, última foto.





Ainda pela McLaren Senna conseguiu as suas duas vitórias do GP Brasil, em 1991, quando terminou exausto e apenas com a 6ª marcha, e em 1993, quando foi para os braços do povo.




Em 1994 Senna se transferiu para a equipe Williams Renault, que havia sido a campeã nos dois anos anteriores e infelizmente quis o destino que o brasileiro não terminasse nenhuma das três corridas que disputou pela equipe, a mesma que havia sido a primeira pela qual testou cum carro de Fórmula 1, em 1983.

Na sétima volta da corrida  da 3ª corrida do campeonato de 94, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio da Republica de San Marino, Ayrton Sena sofreu um grave acidente, na curva Tamburello, chocando-se violentamente contra o muro de concreto, mesa curva que em anos anteriores já havia ferido gravemente Nelson Piquet e Gerard Berger.



A telemetria mostrou que Senna, ao notar o descontrole do carro, ainda conseguiu, nessa fração de segundo, reduzir a velocidade de cerca de 300 km/h para cerca de 200 km/h, mas não foi o suficiente. Senna foi removido de seu carro, e durante considerável tempo recebeu os primeiros socorros ainda na pista, ao lado da Willimas destruída, antes de ser levado de helicóptero para o Hospital Maggiore de Bolonha onde, poucas horas depois, foi declarado morto.

O capacete de Senna mostrou uma quebra com grande afundamento acima da viseira, o que assustou todos com a violência do impacto, obviamente insuportável para qualquer ser vivo. Na análise dos médicos na pista, no hospital e na autópsia, depois de constatada a morte cerebral, foram percebidos três graves traumas, um grande choque que provocou fraturas na têmpora e rompeu a artéria temporal, uma fratura na base do crânio devido à potência do impacto, e além do mais um pedaço de fibra de carbono da carenagem penetrou o visor do capacete e adentrou a órbita acima do olho direito, danificando irreversivelmente o lobo frontal. Qualquer um dos três ferimentos seria suficiente para lhe tirar a vida.

Embora os porta-vozes do hospital indicassem que Senna ainda estava respirando na chegada a Bolonha, a autópsia em Roland Ratzenberger, que morreu um dia antes, indicou que a morte tinha sido instantânea, e sob a lei italiana, uma morte dentro do circuito exigiria o cancelamento da corrida e toda a área deveria ser mantida intacta para a investigação. Se tivessem agido dessa forma, a morte de Ayrton Senna teria sido evitada.

Foi encontrado no carro de Senna uma bandeira austríaca que, em caso de uma possível vitória, Ayrton Senna empunharia em homenagem ao austríaco Roland Ratzenberger, morto um dia antes, no treino de classificação para a corrida que também mataria o brasileiro.

Ayrton foi vice-campeão em 1989 e 1993, terceiro colocado em 1987 e quarto colocado em 1985, 1986 e 1992, e terminou sua trajetória com 41 vitórias, 23 segundos lugares e 16 terceiros, além de 65 poles, em 161 corridas disputadas.

A revista inglesa Autosport publicou uma matéria onde fez uma eleição para a escolha do melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. A revista consultou 217 pilotos que passaram pela categoria, e Ayrton Senna venceu tal votação. A rede de comunicação estatal britânica, BBC, também elegeu o brasileiro como o melhor piloto de Fórmula 1 da história.

Em 1995 Ayrton Senna foi homenageado pela Escola de Samba  Tradição, mas em um enredo não autorizado pela família, que só em 2014 deu este consentimento à Unidos da Tijuca, que se sagrou a campeã do carnaval carioca deste ano.


Fonte parcial: wikipedia

Nenhum comentário: