A Indy anunciou na última quinta-feira (20) pequenas mudanças no formato de pontuação para a temporada 2014 da categoria. Apesar de objetivas e relativamente simples, as alterações devem trazer um peso significativo para a decisão do campeonato deste ano.
A primeira grande modificação diz respeito às três etapas com distância de 500 milhas no calendário – Indianápolis, Pocono e Fontana. Nelas, a pontuação distribuída aos pilotos será dobrada. O vencedor levará 100 pontos ao invés dos 50 habituais, enquanto o segundo colocado ficará com 80 ao invés de 40, e assim sucessivamente.
“Colocar mais peso nos eventos de 500 milhas premia as equipes e pilotos que crescem nos momentos decisivos do ano”, afirmou Derrick Walker, diretor de competições e operações da Indy. “Analisamos várias formas de melhorar a nossa forma de decidir nossos campeões, e isso só vai fazer com que a disputa pelo título se torne mais emocionante.”
A Indy 500, em particular, terá bonificações a mais, até por se tratar do evento mais badalado da categoria. O fim de semana que define o grid – previsto para os dias 17 e 18 de maio – também trará pontos de peso e com farta distribuição, como de costume.
Os 33 classificados para o grid, no sábado, pontuarão – 33 pontos para o pole, 32 para o segundo colocado, 31 para o terceiro, e assim por diante –, e os que conseguirem vaga para o Fast Nine, que definirá a pole e as nove primeiras colocações no domingo, levarão um bônus, com mais nove pontos ao primeiro, oito ao segundo, sete ao terceiro, sucessivamente até o nono colocado, que levará um único ponto para casa.
A temporada 2014 da Indy começa no próximo dia 30, em São Petersburgo.
Fonte: http://grandepremio.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário