A Toyota lançou no mercado brasileiro a nova geração do Corolla em quatro versões: GLi 1.8 com câmbio manual de seis marchas GLi 1.8 com câmbio automático Multi-Drive, que simula sete marchas no modo Drive e no modo sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão e XEi e Altis, ambos 2.0 e equipados com transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades no modo Drive e ainda oferece ao motorista trocas de marchas manuais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.
A carroceria está mais rígida em comparação com a geração anterior, devido à utilização de aços de alta resistência à tensão e aos diversos reforços estruturais implementados. Também houve melhoria na relação de direção, que ficou 8 por cento mais direta, bem como o posicionamento do volante, reduzido em dois graus - para um ângulo que privilegia esportividade e conforto.
Para aumentar o espaço interno o entre-eixos ganhou 10 centímetros a mais do que a geração anterior. Também foram adotados bancos dianteiros mais finos. O desenho do sedã médio possibilitou, ainda, a realocação das caixas de rodas para as extremidades da carroceria, proporcionando mais comodidade a todos os ocupantes. São 7,5 centímetros adicionais entre a base do banco traseiro e o encosto do banco dianteiro.
O espaço para os pés, beneficiado pelo assoalho traseiro de desenho totalmente plano, cresceu 9,2 centímetros. Os bancos receberam espumas de revestimento mais densas e tiveram aumentadas as abas laterais, acomodando de maneira mais ergonômica o corpo dos ocupantes. Também houve melhora no ajuste de altura do banco, deslocando-se verticalmente de 4,5 cm para 6 cm. Já o ajuste de profundidade foi ampliado de 24 cm para 26 cm. O conjunto dos pedais foi deslocado em 1 cm para frente.
A versão de entrada GLi tem interior predominante em tons escuros e painel com acabamento do tipo Total Black. A versão XEi traz banco, volante, painel das portas e manopla de câmbio com revestimento padrão couro, na cor cinza. Agrega adorno em prata, que se estende por todo o painel central e está presente no volante. Diferente da versão de entrada GLi, na qual há presença de materiais de acabamento Total Black, nesta, os mesmos detalhes são em padrão fibra de carbono.
A versão topo de linha Altis apresenta revestimento padrão couro, na cor bege, e detalhes em padrão madeira escura no painel central, portas e na manopla de câmbio. As duas versões, XEi e Altis, também possuem detalhes cromados nos puxadores das portas e nos difusores do ar-condicionado.
Na versão GLi, o quadro de instrumentos é composto por um grande círculo central que indica a velocidade, ladeado por dois círculos menores, sendo o da esquerda o conta-giros e o da direita o indicador de combustível e temperatura. Um display de cristal líquido, localizado abaixo do mostrador de velocidade reúne as informações do computador de bordo.
Nas versões XEi e Altis, o quadro de instrumentos mostra dois grandes círculos em suas extremidades: o do lado esquerdo reúne o conta-giros e o termômetro do motor, o direito engloba o velocímetro e o indicador de combustível. Ao centro, está presente uma tela display ao estilo TFT, na qual são exibidas informações sobre a condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo simulada.
A versão de entrada GLi vem equipada com direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado com controle manual, chave do tipo canivete, com comandos do alarme integrados, computador de bordo com seis funções, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, sistema de som com conectividade USB para iPod e similares e dispositivo Bluetooth, farol de neblina, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, volante multifuncional, entre outros.
No Corolla XEi o ar-condicionado é automático digital, o computador de bordo exibe a velocidade instantânea em formato digital, e o acionamento dos vidros elétricos por um toque está disponível nas quatro portas. Além disso, o XEi adiciona itens como bancos traseiros bipartidos, com descanso de braço central e porta-copos, controle de velocidade de cruzeiro e retrovisor interno eletrocrômico, sistema Multimídia com tela de 6.1 polegadas com funções de áudio, navegação, câmera de ré, reprodução de DVD e TV Digital.
A versão topo de linha Altis acrescenta luzes auxiliares em LED, sistema smart entry, sistema de partida sem chave tipo Start Button, ajuste elétrico para o banco do motorista, retrovisores externos eletrorretráteis e acendimento automático dos faróis, entre outros.
O modelo traz de série, cinco airbags nas versões GLi e XEi - dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e um de joelho para o motorista, sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. O Altis agrega mais dois airbags, do tipo cortina, totalizando sete bolsas de proteção.
O motor 1.8 flex rende 139 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com gasolina e 144 cv com álcool. O torque máximo nesta configuração é de 17,7 kgfm com gasolina e 18,4 kgfm com etanol, sempre a 4.200 rpm. O 2.0 flex rende 143 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com gasolina, e 154 cv de potência a 5.800 giros, com álcool. O torque máximo nesta configuração é de 19,4 kgfm a 4.000 rotações com gasolina e 20,3 kgfm a 4.800 giros com etanol. Ambos os motores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio e são equipadoa com o sistema de partida a frio que dispensa o tanque de combustível auxiliar.
A nova geração do Corolla está equipada com dois tipos de câmbio, um manual de seis marchas, na versão de entrada GLi, e a exclusiva transmissão automática Multi-Drive, presente nas demais. A transmissão Multi-Drive deriva da tecnologia CVT e simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive. A transmissão Multi-Drive oferece a possibilidade de trocas manuais sequenciais, que podem ser feitas exclusivamente na alavanca de câmbio, na GLi. Já para as versões superiores XEi e Altis, as trocas sequenciais podem ser praticadas também por meio das borboletas.
Nas versões equipadas com a transmissão Multi-Drive, o modelo precisa de 9,6 segundos para ir da imobilidade a 100 km/h, quando abastecido com álcool. O sedã também já foi submetido à avaliação do Programa de Etiquetagem Veicular do INMETRO, e recebeu a nota A em todas as versões de motorização e transmissão. O Novo Corolla está disponível em sete cores. As já conhecidas Super Branco, Prata, Cinza, Preto e Azul, e as novas Vermelho e Branco Pérola.
Veja a tabela de preços do Novo Corolla:
Corolla GLi 1.8 manual: R$ 66.570
Corolla GLi 1.8 Multi-Drive: R$ 69.990
Corolla XEi 2.0 Multi-Drive: R$ 79.990
Corolla Altis 2.0 Multi Drive: R$ 92.900
Fonte: http://www.carrosnaweb.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário