Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/
A revelação da inédita versão sedã do Ka veio em doses homeopáticas. Em fevereiro deste ano, a Ford apresentou um protótipo do modelo. A primeira foto oficial e o nome foram divulgados em meados de junho. Na noite desta quarta-feira (6) a marca revela, enfim, o Ka+ (leia-se "Ka Mais") por completo em evento oficial para a imprensa na região de Porto Seguro, na Bahia. Fabricado em Camaçari, o Ka+ chega às lojas em outubro, enquanto a versão hatch desembarca já em setembro.
Ao vivo, o modelo pouco se difere do que a marca já havia apresentado em forma de conceito. Com visual bastante atual e com vincos marcados ao longo da carroceria, o Ka sedã adota o DNA de design global da marca, evidenciado principalmente pela grade frontal proeminente, seguindo o mesmo padrão adotado pelo New Fiesta, com quem compartilhará plataforma. Apesar de serem feitos sobre a mesma base, a Ford garante que o Ka+ foi projetado para privilegiar mais espaço que o irmão New Fiesta, oferecendo um porta-malas adequado para enfrentar a concorrência pesada, onde figuram nomes como Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S e Fiat Grand Siena.
"O novo Ka é feito para uma nova geração de consumidores, que procuram design e conectividade. Ele nasceu para ser líder", avaliou Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul. Sobre a adoção do nome Ka+ ao invés de Ka Sedan, a marca afirma que foi uma decisão do marketing global da marca, para diferenciá-lo de outros sedãs da linha Ford.
Embora não cobiçe a liderança do segmento num primeiro momento, a meta da Ford com a versão sedã do Ka não deixa de ser grande. O objetivo é que o carro traga o maior número de vendas de sedã da marca no Brasil. "A Ford tem sido líder no mercado acima de R$ 50 mil. O novo Ka chega para trabalharmos em um segmento de volume maior, declarou Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford do Brasil.
A receita do sucesso deve se apoiar principalmente na relação de custo-benefício. "Queremos oferecer um nível de equipamentos que até agora eram restritos a veículos mais caros. Ambos serão referência em suas categorias", afirmou Steven Armstrong. A expectativa a versão sedã traga de série os mesmos itens da versão básica do hatch. Isso inclui um pacote bem recheado com freios ABS, airbag duplo frontal, direção elétrica, vidros e travas elétricas, ar-condicionado e sistema de som. A marca já revelou que o modelo também trará controle de estabilidade e tração, itens inéditos em um três volumes “de entrada”.
O motor 1.5 de 111 cv de potência é presença confirmada, assim como o sistema de som SYNC com comandos de voz. O câmbio automático Powershift, a princípio, está fora do pacote. Para a engenharia da marca, o motor 1.5 não conversa bem com o sistema de transmissão automático, o que explica a decisão de manter apenas o câmbio manual de 5 marchas como opção.
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