Fonte: http://carros.ig.com.br/ e http://www.novidadesautomotivas.blog.br/
Acostumada por anos a uma posição confortável no mercado brasileiro, a Volkswagen está tendo que literalmente ‘sambar’ para recuperar o espaço perdido nos últimos anos. Acertada em cheio pelo Inovar Auto, a montadora perdeu de uma vez o Gol G4 e a Kombi, dois modelos saudosistas que não se encaixaram na legislação de segurança mais exigente. De quebra, a marca alemã viu suas vendas caírem 15% em 2014 contra uma média de 10% da Fiat e da GM.
A saída para um cenário tão ruim? Reforço nos modelos existentes e lançamento numa só tacada. Nessa balada, chegam às lojas a linha 2015 do Fox reestilizado e a inédita versão cabine dupla da Saveiro, dois dos seus principais veículos.
A Volks não fala em volume, mas a esperança é reverter a queda do Fox (de 27% em 2014) e impulsionar o já bom momento da Saveiro para, enfim, encostar na líder Strada. Mas se os preços da picape estão em linha com o segmento, o hatch compacto repete o mesmo problema de outros tempos, um pacote incompleto que exclui ar-condicionado e cobra mais caro por isso.
Nascido como um hatch com pitadas de minivan, o Fox mudou em 2009 ao ganhar um acabamento melhor e um visual mais alinhado com a VW. Agora, a influência foi ‘nobre’, o novo Golf 7. E o que se esperava ser um inspiração distante mostrou-se uma cópia muito próxima do modelo médio.
Faróis, lanternas, grade, para-choque, todos calcados no Golf. Por dentro, equipamentos semelhantes e até o volante que era exclusivo do hatch médio alemão. A tentativa é de dar um ar mais esportivo e sofisticado ao modelo e tirá-lo do caminho do Gol. Mas, com isso, a Volks atropelou o velho Polo que, apesar de vender pouco, segue no portfólio da marca.
A Volks também aumentou a abrangência da linha com versões de entrada (Trendline), intermediária (Comfortline), ecológica (Bluemotion) e a nova topo de linha, Highline. São quatro motores – 1.0 de 4 cilindros, 1.0 de 3 cilindros, 1.6 8V e 1.6 16V, além de transmissão manual de cinco e seis marchas (exclusiva do Fox Highline). Veja os preços aqui.
Opcional, o câmbio I-Motion (automatizado) é de segunda geração, mas mantém suas cinco marchas. Ele tem trocas mais rápidas do que na primeira geração do sistema - ainda disponível para as versões com o antigo motor 1.6 8v -, mas se você não se antecipar aos momentos de troca e aliviar o pé direito imediatamente, você ainda sentirá trancos. Na prática, é como se você trocasse a marcha de seu carro acelerando. A vantagem é que você não perceberá as trocas se aliviar o pé, e isso é um avanço.
Há boas novidades entre os equipamentos de segurança, como o controle de tração, que é de série, e os opcionais controle eletrônico de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), assistente de partida em rampa (HHC) e brake assist (BAS), assistente de frenagem, que mede a força e a velocidade necessária e atua para que ela ocorra da melhor forma. Juntos eles corrigem o comportamento do carro e o mantém "na mão" em situações de baixa aderência.
Com estes equipamentos, e outros opcionais como retrovisor interno eletrocrômico e sensores de iluminação e de chuva e a mesma central multimídia com navegador que equipa Passat e Tiguan, por exemplo, o Fox promete ser capaz de superar o Polo e despontar definitivamente como um compacto premium. Outro novo opcional são os faróis de neblina capazes de mover seu facho no sentido das curvas realizadas pelo veículo abaixo dos 40km/h.
Se a jogada do Fox é arriscada por enfrentar uma legião de modelos novos, a Saveiro parece que se dará melhor. Além da falta de rivais, a picape agora está praticamente em igualdade de condições com a Strada, da Fiat. A razão é que a versão cabine dupla, uma invenção da montadora italiana, é tão bem sucedida que responde por metade das mais de 12 mil unidades vendidas todos os meses.
Ou seja, com essa versão, a Saveiro entra num novo subsegmento e pode bater a marca das 10 mil unidades emplacadas por mês. Como trunfo, a picape da Volks traz uma base mais sofisticada, projeto mais novo e, garante a marca alemã, mais espaço e comodidade, seja para os três passageiros extras (a Fiat só leva mais dois) como para a caçamba, que leva 580 litros de carga.
O banco traseiro está 10cm mais alto que o dianteiro, deixando o passageiro com as pernas bem verticais e com visão de tudo que se passa na frente – e tampando a visão do espelho interno. Para isso o teto foi elevado, ficando 2,5cm mais alto sobre a cabeça do motorista e 4,2cm sobre os passageiros de trás, e o ressalto no teto é mascarado pelas barras no teto. As janelas laterais são basculantes, arejando o ambiente quando não houver ar-condicionado – opcional na versão de entrada.
Sentado ali atrás você percebe que o encosto é mais inclinado do que o da Strada, mas a principal diferença é que ele recebe até três pessoas, com direito a encosto de cabeça e cintos - de três pontos apenas nas laterais –, enquanto a Strada é homologada para dois. Ali viajam com conforto pessoas com até 1,75m, mas os maiores precisarão lidar com o risco de bater com a cabeça no teto assim que a picape passar pelo primeiro buraco. Ainda puseram três porta-copos e uma tomada 12v dedicados à galera do fundão. Triângulo e macaco ficam em uma gavetinha em baixo do banco.
Confira os preços do Fox 2015:
Volkswagen Fox Trendline 1.0 2015 – R$ 35.900
Volkswagen Fox Comfortline 1.0 2015 – R$ 38.190
Volkswagen Fox Bluemotion 1.0 2015 – R$ 37.690
Volkswagen Fox Trendline 1.6 2015 – R$ 39.800
Volkswagen Fox Comfortline 1.6 2015 – R$ 41.490
Volkswagen Fox Highline 1.6 2015 – R$ 48.490
Confira os preços da Saveiro 2015:
Volkswagen Saveiro Cabine Dupla Trendline 1.6 2015 – R$ 47.490
Volkswagen Saveiro Cabine Dupla Highline 1.6 2015 – R$ 52.720
Volkswagen Saveiro Cross Cabine Dupla 1.6 2015 – R$ 59.990
Nenhum comentário:
Postar um comentário