21 de janeiro de 2017

Mercedes contrata Valtteri Bottas para substiruir o aposentado Rosberg .

Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/

Valtteri Bottas vai assumir o cockpit do campeão Nico Rosberg em 2017 e formar dupla com Lewis Hamilton. O tão esperado anúncio foi confirmado na última segunda-feira (16/01) pela Mercedes e dá ao finlandês um inesperado salto na carreira. Ele deixa a Williams, onde ocuparia o posto real de líder da equipe, e vai tentar bater de frente com um companheiro tricampeão louco para se refazer da primeira derrota interna na disputa por um título. A duração do contrato não foi oficialmente revelada pela Mercedes. No entanto, a emissora britânica BBC informa que o vínculo tem duração de um ano, com a opção de renovação para mais temporadas.

Depois de cruzar a linha de chegada na segunda posição em Abu Dhabi e faturar a tão sonhada taça mundo da F1, Rosberg teve a certeza de que sua carreira havia chegado ao fim. Avisou a Mercedes no dia seguinte e o mundo no final daquela semana, para o choque geral. Depois do impacto da notícia, a cúpula da equipe alemã viu a ficha cair e iniciou uma verdadeira corrida atrás de um substituto que pudesse garantir a força dos tricampeões para a próxima temporada, quando a maior das categorias vai viver sob um novo regulamento. E foram semanas de especulações. Até que a equipe adiou o anúncio para este início de ano. 

Nico Hülkenberg também foi considerado. Entende-se que a chefia prateada também foi atrás do alemão, que havia acabado de conseguir a chance na Renault. Mas a ardilosa montadora francesa negou. A Mercedes também olhou para Carlos Sainz, mas a Red Bull tratou logo de afastar qualquer ideia. Nisso tudo, ainda havia a natural possibilidade de promover os jovens Pascal Wehrlein ou Esteban Ocon - este já de malas prontas para a Force India. Então, surgiu a chance de trazer Bottas.

No fim e ao cabo, a lista de Wolff e Niki Lauda ficou reduzida a apenas dois a nomes mesmo: Pascal e Valtteri. Hesitante desde o início, o comando da Mercedes entendeu que o alemão ainda era pouco experiente para encarar Hamilton de frente, e isso poderia também acabar com sua carreira. A solução foi encontrar outro lugar para o reserva, e a Sauber foi a escolhida. 

Aos 27 anos, Bottas se revelou, então, a opção perfeita. Rápido e experiente, pronto para o desafio. Mas havia ainda um empecilho: tirar o finlandês da Williams não seria tão fácil. A equipe inglesa precisava de alguém igualmente experiente. E foi aí que Felipe Massa entrou no jogo. A esquadra de Grove fez a oferta - revelada pelo site GRANDE PRÊMIO no fim do mês passado - e o brasileiro aceitou. 

Dessa forma, Wolff, que segue como apoiador de Bottas, conseguiu achar um piloto competitivo o suficente para 2017. Valtteri está na F1 por intermédio do dirigente austríaco e fez sua estreia em 2013, pela própria Williams. Seu melhor resultado foi em 2014, quando terminou o campeonato em uma forte quarta posição, depois de conquistar seis pódios. 

"É muito emocionante para mim", disse Bottas durante o anúncio da Mercedes, transmitido ao vivo pelo site da equipe prateada. "Acho que vai demorar um pouco para entender o que realmente está acontecendo. É definitivamente um outro sonho que se torna realidade. Correr em outra equipe com uma história tão grande, especialmente depois dos últimos anos, é incrível", completou.

"Estou muito orgulhoso por me tornar parte disso e estou muito grato à todos na Mercedes por confiarem nas minhas habilidades, dando uma chance como essa", acrescentou o finlandês.

A assinatura do contrato, depois de seis semanas de negociação, foi efetivamente feita na manhã desta segunda. "Às vezes, na vida, as circunstâncias inesperadas nos fornecem oportunidades interessantes. A decisão de Nico foi uma grande surpresa, o que gerou certamente uma situação desafiadora para a equipe lidar. Mas resistir à tempestade o torna mais forte e vimos isso como uma chance de crescer", disse Wolff, no comunicado da equipe.

Nenhum comentário: