24 de fevereiro de 2017

Mercedes apresenta W08 para defender o título na Fórmula 1.

Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/

A Mercedes passou a dominar a F1 desde a adoção da nova ‘Era Turbo’, a partir de 2014. De lá para cá, foram conquistadas nada menos que 51 vitórias, 65 poles, três títulos do Mundial de Pilotos (Hamilton em 2014 e 2015; Rosberg em 2016) e outros três do Mundial de Construtores, então, gigantesca era a expectativa para a apresentação do carro que defenderá essa supremacia. 

E assim, o mundo finalmente conheceu o novo carro da Mercedes para a temporada 2017 do Mundial de F1. O W08, nova joia construída pela equipe tricampeã do mundo foi apresentado nesta quinta-feira (23/02) em Silverstone, na Inglaterra, e de lá segue para Barcelona para o começo dos testes de pré-temporada, na próxima segunda-feira. 

O novo carro prateado será guiado por Lewis Hamilton, tricampeão mundial de F1, e também pelo novo contratado da Mercedes, Valtteri Bottas, substituto do atual campeão e recém-aposentado Nico Rosberg. 

A apresentação da formação da equipe para 2017 tentou ser inovadora. A Mercedes fez uso da câmera 360º, mas a ideia acabou não dando muito certo em razão da baixa resolução das imagens. No fim das contas, foi um detalhe diante da grande estrela do dia: o novo W08 EQ Power+ e dos pilotos: Hamilton e Bottas. 

Na filosofia de não mexer muito em time que está vencendo, a Mercedes traz poucas mudanças que saltam aos olhos. No shakedown realizado por Lewis Hamilton minutos antes do lançamento, ficou claro que a pintura ostenta traços modernos na lateral do novo carro, mas mantém o tradicional prata como cor predominante. Em virtude do regulamento técnico, o novo W08 é mais largo e realmente mais robusto, mas traz algumas linhas do W07 de 2016, sobretudo com o bico arredondado. Destaque também para as aletas na lateral do novo carro.

E não há, ao menos neste primeiro momento, a 'barbatana de tubarão'. Mas a Mercedes deve testar o apêndice aerodinâmico durante sessão de filmagem ainda na tarde desta quinta-feira.

"É tão animador ver essa coisa ganhar vida", declarou Hamilton. "O pessoal está trabalhando nos túneis de vento, tem esse GIG, que obviamente não é a realidade, estamos juntando partes mais rápidas do protótipo. Fiz o molde do assento no inverno, e então ver nos últimos dias ver tudo aparecendo pronto. De alguma forma, eles juntaram tudo perfeitamente - algumas coisas precisam ser trabalhadas, mas é normal." 

"Guiando hoje, os pneus mais largos já deram muita aderência, mesmo com a temperatura fria daqui. Não foi um teste, só entrei no carro para alguma filmagem. Então você entra e dá algumas voltas lentas, é um shakedown. Não é um teste, eu preciso tentar ser mais rápido em algumas partes, mas aqui está bastante frio", relatou. 

O carro parece bem parecido com o do ano passado em termos de ergonômica, posicionamento do banco. Mas você tem essa fera maior e mais poderosa em suas mãos", encerrou.

A nova dupla terá a dura missão de manter a Mercedes como protagonista da F1 em um ano marcado por grandes mudanças no regulamento técnico, que certamente vai mudar a forma de guiar os novos carros do grid. A missão é espinhosa, já que novas regras costumam mudar um pouco a ordem de forças da F1. Neste ano, a Red Bull desponta como a principal oponente da Mercedes, segundo avaliação de Rosberg, mas nesta fase não dá para descartar a Ferrari ou mesmo outra equipe tendo a chance de seguir correndo por fora.

Fica a curiosidade para ver como Hamilton vai lidar com seu novo companheiro de equipe. Depois de uma relação de altos e baixos com Nico Rosberg, Lewis, que deixou claro sua posição contrária ao compartilhamento de informações entre colegas, terá em Bottas um novo oponente interno. O finlandês, que espera uma disputa justa com Hamilton, não tem nenhum histórico de grande rivalidade, uma vez que sempre se deu bem com seu último colega de time, o brasileiro Felipe Massa, nos últimos três anos na Williams.

O fato é que Valtteri começou bem no novo time, deixando boa impressão, segundo o presidente não-executivo Niki Lauda.

“Eu gosto de como o carro é limpo, mas mantendo um grande número de detalhes. Na asa traseira, nas laterais, na frente... Todos os detalhes e o desenvolvimento que foi feito. O carro parece bom, mal vejo a hora de pilotar”, declarou o finlandês.


Nenhum comentário: