21 de fevereiro de 2017

Sauber lança C36 para temporada 2017 da F1.

Fonte: http://grandepremio.uol.com.br

A Sauber mostrou seu carro de forma bastante humilde, apenas divulgando imagens em seu site, mas serviu para matar a vontade dos fãs de automobilismo. As linhas do C36 confirmam as expectativas de carros com visual repaginado e mais agressivo, e também comemorativo aos 25 anos da equipe na F1, com uma pintura bem diferente dos últimos anos. Entre os detallhes técnicos que chamam a atenção, está a adoção de um 'bico-mamilo', semelhante ao apresentado pela Williams no novo FW40, e também a 'barbatana de tubarão' na cobertura do motor, que deve ser tendência dos novos carros da F1.

O modelo C36 tem a missão clara de tirar a Sauber do buraco – uma meta que parece ser cada vez mais comum nos últimos anos. E não dá para dizer que não foi feito um esforço nesse sentido: um grupo de investidores foi encontrado para injetar dinheiro na escuderia de Hinwil – algo crucial após quase falir no primeiro semestre de 2016.

Com um pouco mais de dinheiro, o diretor-técnico da Audi no Mundial de Endurance foi contratado. Cumprindo a mesma função na Sauber, Jörg Zander ocupa um espaço que estava vago desde a saída relâmpago de Giampaolo Dall’Ara, antes mesmo do início da temporada passada.

Quanto ao uso do motor de 2016 da Ferrari, o diretor-técnico da Sauber Jörg Zander entende que, diante do contexto atual da equipe, a medida é acertada porque “conseguir começar cedo e definir o motor foi uma vantagem porque a equipe estava familiarizada com ele e também com a transmissão, bem como as definições de arrefecimento do motor”.

No que tange os pilotos, a Sauber traz mudanças. Wehrlein substitui Felipe Nasr, envolto por uma série de problemas com o patrocinador Banco do Brasil. O alemão chega em uma situação curiosa: depois de flertar com a vaga que pertencia a Nico Rosberg na Mercedes, Pascal precisou se contentar com um carro que talvez não lhe ofereça muito mais competitividade do que a finada Manor já oferecia. Mesmo escanteado em uma operação que escolheu Valtteri Bottas para a equipe prateada, o #94 ainda é visto como um piloto bastante talentoso.

Nenhum comentário: