A suíça Stadler fabricou e vendeu a locomotiva com cremalheiras mais poderosa do mundo, construída para a empresa brasileira MRS Logística.
Sete destas locomotivas foram entregues à empresa brasileira, o que representa um contrato de 60 milhões de francos suíços (cerca de 60 milhões de dólares).
As locomotivas foram enviadas à Basileia e transportadas posteriormente ao Brasil por via marítima, a partir do porto belga de Antuérpia.
As máquinas são destinadas à linha entre São Paulo e Santos, equipada com 10 km de cremalheiras. Atualmente a linha férrea transporta principalmente minério, porque as locomotivas antigas, japonesas, originárias da década de 70, estão perdendo força, obrigando a redução da quantidade de contêineres transportados.
A ideia, com as novas locomotivas, é aumentar gradativamente a quantidade de contêineres transportados por trem, tirando caminhões das estradas, e segundo a MRS Logística, somente com a operação das locomotivas e uma obra de 12 km de novas linhas que será concluída, será possível retirar 2.000 caminhões por dia das vias.
As locomotivas elétricas de cerca de 18,7 metros de comprimento pesam quase 120 toneladas e desenvolvem uma potência de cerca de 5.000 quilowatts (kW), e quando acopladas de duas em duas, podem tracionar um trem de 750 toneladas no declive de 10,4% que a linha possui e recuperam a energia no momento que o trem freia.
Segundo a Stadler, sua capacidade supera em 50% a dos modelos atualmente no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário