24 de janeiro de 2018

Cachambi tem estação de trem jamais inaugurada.

O ramal Belford Roxo da Supervia, conta com a estação Cachambi, que fica ao lado do Hipermercado Walmart, mas é muito provável que nem mesmo os passageiros mais frequentes do ramal a conheçam.

A estação fantasma fica entre as estações de Del Castilho e Pilares, e está pronta desde 2002, mas jamais entrou em operação. Em seu interior há plataformas, coberturas, roletas e até elevadores para pessoas com deficiência. Falta apenas a instalação de passarelas, para que a população tenha acesso ao seu interior. No entanto, a ausência desses equipamentos não é empecilho para que usuários de drogas trafeguem pela área, colocando passageiros e moradores em risco. 

O objetivo do acordo celebrado entre Walmart e Supervia era aumentar o número de passageiros no ramal e de clientes à loja. No entanto, a presença de usuários de drogas em trechos do ramal afugenta os passageiros e preocupa os moradores, que utilizam outras alternativas de transporte para evitar o risco de assaltos. 

Sobre a estação Walmart, a Supervia informou que analisa constantemente a demanda e as necessidades dos passageiros e que, baseada neste critério, construiu as estações de Silva Freire e Corte 8, de outros ramais. A concessionária afirmou ainda que não mantém segurança patrimonial na estação pelo fato de ela não operar, mas não apresentou justificativas para seu não funcionamento.

O Walmart informou que entregou a estação pronta para a concessionária em 2002, como parte de um acordo de contrapartida pela construção de duas lojas na região, mas destacou que não compete à rede definir datas ou critérios para o seu funcionamento.

Endereço eletrônico da imagem aérea do local da estação de trem que não está em operação e que certamente poderia servir a muitos passageiros:

https://www.google.com.br/maps/@-22.882658,-43.2842299,186m/data=!3m1!1e3?hl=pt-BR

Leia mais: https://oglobo.globo.com

Nenhum comentário: