O ano de 2018 promete, pois as vendas e a produção automobilística têm avançado nos últimos meses, e para aproveitar o reaquecimento, a maior parte dos fabricantes planeja um 2018 frenético, apostando em diversos lançamentos. Vale tudo para ter uma linha atualizada a tempo de pegar a recuperação e não perder consumidor para concorrência, cada vez mais acirrada.
A maioria das novidades é formada por SUV´s, pois os utilitários urbanos continuarão a ser os queridinhos do mercado. Mas há outros segmentos que prometem briga boa já no início do ano, caso do recém-apresentado VW Virtus e do Fiat Cronos, previstos para serem vendidos até fevereiro.
Outros passarão apenas por retoques para abrir o ano de cara lavada. Há aqueles que vão aproveitar o novo ciclo para renovar suas gerações e chegar a 2019 de alma nova.
Entre versões de carros conhecidos, gerações novas e modelos inéditos, a invasão dos SUV´s promete dominar todos os segmentos. Confira algumas das principais apostas para 2018:
BMW X2
Pense nele como uma versão meio cupê do BMW X1. O estilo tem caimento do teto diferente, área envidraçada menor e capô alongado. Mais curto e 7cm mais baixo, mas ainda com 1,52m, o modelo aposta no arrojo e no acerto esportivo. A plataforma é a mesma UKL2 do X1, base compartilhada também com outros modelos do grupo BMW, incluindo o primo Mini Countryman. O porte é pouco superior aos crossovers compactos nacionais. São 4,36m de comprimento e 2,67m de entre-eixos. O estilo não comprometeu muito o espaço interno para passageiros e bagagem (470 litros). O motor será o mesmo 2.0 turbo, capaz de gerar 192cv. O câmbio é automático de dupla embreagem e sete marchas e a tração, dianteira. Com esse conjunto, o X2 vai de zero a 100km/h em 7,7 segundos. A maior interrogação é o preço. Fonte ligada à BMW afirma que o valor de partida será bem superior aos R$ 185 mil pedidos pelo X1, pois o objetivo é cobrir a lacuna entre ele e o X3, cuja geração atual parte de R$ 325 mil.
BMW X3
O BMW X3 já tem mais do que um pé no Brasil. O modelo pode ser reservado online, em duas versões: xDrive30i X-Line 2.0 de 252cv e M40i 3.0 de 360cv. Mesmo a versão “de entrada” é capaz de ir de zero a 100 km/h em 6,3 segundos, enquanto o mais potente faz o mesmo em 4,8 segundos, patamar mais do que respeitável para um modelo que não é feito pela divisão M. O lançamento será em março, ainda como importado, mas a produção nacional é esperada para ocorrer ainda em 2018.
Chevrolet Equinox LT
O manual do Equinox revelou como será a configuração LT, a ser lançada por R$ 135 mil. Ela tem o mesmo motor 2.0 turbo de 262cv e 37kgfm de torque do Premier, tal como o câmbio automático de nove marchas. A diferença mecânica está na transmissão: a LT aposta apenas na tração dianteira. Na prática, você já pode saber um pouco como é a dinâmica da nova versão ao dirigir o Equinox Premier com o 4x4 desativado: as rodas da frente sofrem um pouco mais para despejar a força, presente desde baixos giros.
Em relação à versão Premier, a LT perde os seguintes itens: revestimento interno em dois tons, tração integral, memória de posição do banco do motorista, abertura e fechamento da tampa do porta-malas por sensor de movimento, carregador de celular sem fio, sistema de estacionamento automático, sensor de chuva, partida do motor pela chave, sistema de som premium, faróis dianteiros de LED, farol alto adaptativo, teto solar panorâmico e as rodas de alumínio de 19 polegadas. Já o pacote de segurança fica sem recursos como os alertas de colisão frontal, de movimentação traseira, de ponto cego e de permanência na faixa, e também o sistema de vibração do banco do motorista para evitar acidentes e a frenagem automática de emergência.
Citroën Cactus
A Citroën já está finalizando todos os detalhes do F3, como é conhecido o C4 Cactus internamente. O carro brasileiro terá estilo externo parecido com o europeu, apenas as janelas traseiras serão convencionais — do tipo que deslizam. Mas o interior envolveu um redesenho bem maior. O motor 1.6 THP flex virá com câmbio automático de seis marchas. O lançamento é esperado para o primeiro semestre do ano.
Chery Tiggo 2
Anunciada há pouco tempo, a CAOA-Chery terá uma série de novidades para 2018. A mais barata deve ser o Tiggo 2, aventureiro urbano criado sobre o Chery Celer, que sairá de linha. O motor é o 1.5 16v e o câmbio é manual de cinco marchas. Esperamos por preços abaixo de R$ 60 mil.
Chery Tiggo 5
Poderíamos dizer que o Tiggo 5 é o representante do modelo original. Não ficou nada daquele jipinho que imitava o Toyota RAV4: o novo Tiggo é bem mais original. Além disso, ficou mais espaçoso, graças ao entre-eixos de 2,60m. A motorização evoluiu na mesma medida e se destaca pelo uso de um 1.5 turbo de 150cv. Infelizmente, ainda não há data oficial de chegada.
Chery Tiggo 7
Depois que o Tucson começar a se despedir, o grupo CAOA-Chery terá a vantagem de ter o Tiggo 7 para substituir o veterano na concorrida faixa abaixo dos R$ 100 mil. Além do desenho bacana, o crossover tem como destaque o porte médio. São 4,50m de comprimento e 2,67m de entre-eixos. No mercado de origem, o chinês conta com motor 1.5 turbo de 150cv e 20,9kgfm de torque, além de opções de câmbio manual ou automático de dupla embreagem, ambos de seis marchas. A tomar pelas propagandas de cunho tecnológico figurando o Tiggo 7, esperamos que o grupo faça justiça e traga o turbinado. Contudo, há também a opção de um 2.0 aspirado de 122cv e 18,3kgfm e câmbio CVT.
Ford EcoSport Freestyle 4X4
Com lançamento previsto para este mês, a versão Freestyle 2.0 4X4 terá apenas câmbio automático, conforme revelado por Autoesporte e confirmado pelo manual do modelo 2018. É uma bela mudança em relação ao carro pré-facelift, que não tinha opção sem pedal de embreagem. Esperamos um preço de R$ 95 mil, pouco abaixo do top Titanium 4X2 (R$ 97 mil).
Honda CR-V
Confirmado para chegar até fevereiro, o CR-V é o utilitário esportivo mais vendido do mundo. Mas chegará aqui por preços acima de R$ 150 mil, o que restringirá a sua popularidade. A japonesa aposta no público fiel do crossover. São pessoas que apreciarão a nova plataforma global dividida com o Civic. Da mesma maneira, o 1.5 turbo de injeção direta (176cv e 22,4kgfm no Civic) e a caixa CVT também são os mesmos do sedã e prometem dar a força que o 2.0 flex jamais teve. Maior e mais luxuoso, o CR-V leva até sete pessoas. Essa quinta geração, contudo, não é só maior e mais bem acabada, mas também ficou muito melhor de dirigir.
JAC T40 1.6 CVT
O futuro crossover nacional terá algumas mudanças. A começar pela ampliação do atual motor 1.5, que passará a ser 1.6 e entregará mais torque. O carro vai inaugurar a produção da nova fábrica da JAC em Goiás.
JAC T70
Opção mais requintada entre os crossovers da JAC, o T70 nasceu como Refine S7 na China. Graças aos 4,79m de comprimento e aos 2,80m de entre-eixos, há bastante espaço interno e até uma terceira fileira para duas pessoas no porta-malas. A motorização pode ser 1.5 turbo com 174cv ou 2.0 turbo de 190cv. Esperamos que a JAC mantenha sua estratégia tradicional e apresente modelos com bom recheio por preços bem competitivos.
Jaguar E-Pace
As vendas já começaram, mas as entregas estão previstas para março. Custa de R$ 195.400 a R$ 276 mil. O básico tem motor 2.0 turbo Ingenium de 250cv e 37,7kgfm (zero a 100km/h em 7 segundos e máxima de 230km/h), e o completão R-Dynamic tem 300cv e 40,7kgfm(6,3 segundos e 243 km/h, respectivamente).
Jeep Wrangler
É agradavelmente parecido com o avô — o venerável Willys 1941 — a ainda é possível retirar as portas e rebater o para-brisa pode ser rebatido sobre o capô. O interior ficou refinado e tirar a capota rígida ficou bem mais fácil. Terá o conhecido motor 3.6 V6 Pentastar de 289cv e também um 2.0 turbo de 271cv. Terá duas ou quatro portas.
Jeep Cherokee
O Cherokee reestilizado será uma das estrelas da Chrysler no Salão de Detroit. Mudando um painel de carroceria e outro acolá, a Jeep conseguiu alterar totalmente a parte frontal. A grade tridimensional continua lá, mas os faróis agora são convencionais e não mais divididos. O interior tem novos detalhes, mas o motor 2.0 turbo será o destaque. Chega aqui no segundo semestre.
Mitsubishi Eclipse Cross
Fez uma cirurgia de mudança de gênero e virou um crossover. Mas o modelo deve seduzir um público muito maior no novo formato. Chegará às lojas com a proposta de ficar entre o ASX mais caro (R$ 129 mil) e o Outlander de entrada (R$ 145 mil). O motor 1.5 turbo de 163cv e 25,4kgfm será bem melhor do que o 2.0 aspirado que equipa o ASX e o Outlander mais em conta. O conjunto inclui também um câmbio automático do tipo CVT.
Mitsubishi Pajero
A nova Pajero tem linhas bem diferentes da L200 Triton Sport, que lhe deu origem. Os faróis e a grade seguem a nova linguagem de estilo dos crossovers e carros de passeio da marca. Ela também pode imitar a picape na decisão de manter a antiga Pajero HPE ou Outdoor em produção como opção mais em conta, sempre com o motor diesel 3.2 de 180cv e 38kgfm (o antigo V6 3.5 flex já saiu de linha). A nova geração terá o mesmo 2.4 turbodiesel da Triton Sport, com 190cv e 43,9kgfm, câmbio automático de cinco marchas e tração 4x4 temporária. A picape tem uma versão GLS com caixa manual de seis velocidades, mas o utilitário deverá apostar apenas no automático.
Peugeot 2008
Além do Cactus, a outra arma da PSA para o segmento dos crossovers é o facelift do 2008. Ganhará estilo mais parecido com o do 3008, além de câmbio automático de seis marchas opcional para o 1.6 THP.
Peugeot 5008
Chega no primeiro semestre de 2018. Enquanto o 3008 tem 4,44m de comprimento e 2,67m de entre-eixos, o 5008 chega a 4,64m e 2,84m, respectivamente. O porte médio-grande permitiu a inclusão de uma terceira fileira de bancos. A opção de sete lugares representa uma praticidade desejada em um modelo que já foi uma confortável minivan na geração anterior, mas se tornou um crossover na atual. Usará o o motor 1.6 THP a gasolina de 165cv do 3008 e custará uns R$ 150 mil.
Porsche Cayenne
Em sua terceira geração, o Cayenne ficou mais esportivo. Com a mesma plataforma do Audi Q7, tem estilo que até lembra um pouco o anterior, especialmente na porção dianteira, mas é inteiramente novo. O porte avantajado parece menor em movimento graças ao inédito eixo traseiro direcional. Já dirigimos a nova geração lá fora em duas versões. A mais mansa foi a S, cujo motor 2.9 V6 biturbo entrega 440 cv, o que o leva aos 100km/h em 4,9 segundos. Mas o Turbo 4.0 V8 de 550cv emociona mais: vai aos 100km/h em ínfimos 3,9s e chega à velocidade máxima de 286km/h. Pena que a estreia esteja prevista apenas no segundo semestre.
Volvo XC40
Vai encarar Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. Mas seu grande barato será a tecnologia, que inclui sistemas de condução semiautônoma. Os preços vão de R$ 170 mil no XC40 T4 a R$ 210 mil no T5 R-Design. O motor é sempre 2.0, mas com 190cv ou 254 cv.
Volkswagen T-Cross
Agendado oficialmente para o segundo semestre, o T-Cross foi flagrado em primeira mão por Autoesporte. E já ganhou as ruas nos testes finais da motorização 1.0 TSI de 128cv e câmbio automático de seis marchas. A previsão de preço inicial fica abaixo dos R$ 90 mil, o que deixará ainda um bom espaço em relação ao Tharu, crossover médio que será fabricado na Argentina.
VW Tharu
Confirmado para ser produzido na Argentina a partir de 2020, o projeto Tharu terá dimensões muito parecidas as do Skoda Karoq. Mas o estilo será significativamente diferente. O nome pode mudar na versão de produção. Derivado da plataforma MQB A1 do Golf, o utilitário também deve tomar emprestado os motores 1.0 TSI e 1.4 TSI.
Chevrolet Spin
Depois de Onix, Prisma e Cobalt, a Spin é o único Chevrolet da plataforma GSM que não foi reformado. Não foi esquecimento da General Motors, o familiar reformado será lançado ainda no primeiro semestre de 2018. A nossa projeção exibe o carro com frente similar à de Cobalt e Cruze. Os faróis são mais detalhados e há luzes de rodagem diurna. A aventureira Activ continuará a fazer parte da linha. O motor 1.8 não terá mudanças e a central MyLink já foi atualizada.
Citroën C4 Lounge
Ainda longe de uma segunda geração, o C4 passará por um facelift e ganhará as mesmas linhas do modelo chinês. A motorização permanecerá a mesma: o motor 1.6 THP flex de 173 cv. Ficará apenas o câmbio automático de seis marchas. O lançamento será até o segundo semestre.
Fiat Cronos
Fiat Cronos e Volkswagen Virtus nasceram como rivais e chegarão às concessionárias com menos de um mês de diferença. Na fita métrica, o sedã da Fiat leva desvantagem no entre-eixos. São aproximados 2,57m, contra 2,65m do VW. No entanto, vale lembrar que o Argo tem 2,52m e um bom espaço para as pernas atrás, o que nos leva a crer que o sedã será bem espaçoso. As versões iniciais serão as mesmas Drive e Precision do Argo. Tal como aconteceu com o Virtus, o Cronos também não tem opção 1.0 — só quando o tricilíndrico ganhar turbo e injeção direta. O motor 1.3 de até 109cv e 14,2kgfm terá caixa manual ou automatizada de cinco velocidades; o automático convencional de seis marchas só casará com o motor 1.8 de 139cv e 19,3kgfm. O valor de partida do sedã deve ficar próximo dos R$ 55 mil.
Picape Fiat
A Fiat estava em dúvida sobre a evolução da Strada, prevista para 2019. O estilo poderia ir para o lado do Argo ou do Mobi. No entanto, apuramos que não há projeto algum de picape Mobi — o visual do subcompacto está sendo utilizado na “mula”, mas o design final será mais parecido com o do Argo e a plataforma usará soluções de vários carros da linha Fiat. A dianteira terá componentes do Argo e do Mobi, até para facilitar a compatibilidade com o motor Firefly, enquanto a traseira será uma salada, misturando as arquiteturas da Fiorino (327) e da Strada (176), sendo que a segunda deve ceder a suspensão por eixo rígido.
Ford Focus sedã
As linhas da nova (a quarta) geração são completamente diferentes das do Focus sedã atual, com volumes sinuosos e coluna C inteiriça. A apresentação também será no Salão de Detroit, em janeiro próximo. A grande novidade mecânica será o motor 1.5 turbo: será o primeiro Focus sobrealimentado vendido oficialmente no Brasil. A produção na Argentina foi ameaçada pela crise, mas o projeto ainda é falado.
Ford Ka sedã
Em fase final, o projeto B562 MCA será a atualização de meio de vida do compacto de entrada. O estilo externo terá para-choque semelhante ao do renovado Ford Fiesta nacional. Ao contrário do hatch maior, o Ka terá o novo motor 1.5 Dragon, que começa a ser fabricado este ano em Taubaté, em conjunto com uma nova transmissão manual. Falando em câmbio, o projeto original do facelift indica no exterior o uso de caixa automática de seis marchas. No lugar daquele esquisito dock de celulares, o novo Ka terá uma central multimídia flutuante, bem parecida com a que equipa o EcoSport reestilizado.
Honda City
Como aconteceu com o Fit, o City também vai ganhar controles de tração e de estabilidade em todas as versões. Mas as mudanças de estilo serão ainda mais discretas que no hatch. Os faróis passarão a ter luzes diurnas de LEDs nos mais caros. Lanternas e para-choques mudam na mesma toada. No exterior, a linha de compactos da Honda ganhou motor 1.5 de 130cv e 15,7kgfm, acréscimo explicado pela injeção direta associada ao comando de válvulas duplamente variável. No entanto, a versão brasileira manterá o 1.5 de injeção eletrônica e 116/115cv e 15,3/15,2kgfm de torque. Chegará por volta de março.
JAC T20
Criado para competir entre os hatches de entrada, o T20 será o JAC mais barato. Na verdade, o modelo é basicamente a versão aventureira do antigo J2, de quem herdou o conjunto mecânico 1.4 flex de 113cv e 14,4kgfm (etanol) e câmbio manual de cinco marchas. Nos moldes do Renault Kwid, o estilo é aventureiro. A suspensão é mais elevada e há até estepe traseiro. O lançamento está marcado para o segundo semestre e os preços podem ficar em torno de R$ 40 mil.
JAC Picape
Trata-se de uma picape média de verdade: são 5,31m de comprimento e 3,09m de entre-eixos. A maior diferença em relação aos modelos já estabelecidos no mercado está no motor turbodiesel. O 2.8 tem apenas 115cv e 25,5kgfm de torque, mas isso pode mudar na versão a ser trazida.
Kia Rio
Prometido há anos, o Rio tem 2,58m de entre-eixos, 4,38m de comprimento e porta-malas para 387 litros. Entre os itens disponíveis, o sedã tem ar digital, tela multimídia de 7’’, volante multifuncional, partida sem chave, teto solar e lanternas de leds. Em segurança, tem seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina, que Cronos e Virtus não têm), controles de tração e de estabilidade e hill-holder.
Kia Picanto
A nova geração do Picanto manteve o visual simpático dos antecessores, mas ganhou um toquezinho de esportividade. A conexão com a geração anterior foi mantida em pontos como os faróis e lanternas, enquanto o corpo cresceu apenas um pouquinho: o entre-eixos de 2,40m representa 1,5cm a mais. O motor deve continuar a ser o 1.0 aspirado para não invadir a seara do irmão maior, o Rio.
Nissan March
Em março deste ano, a Nissan tinha planos de nacionalizar o March, mas teria que simplificar o modelo em relação ao europeu. O estilo poderia até ser mantido, mas o alto nível de tecnologia encareceria demais o novo hatch. Pois bem, o compacto vendido na Europa como Micra manteve a mesma plataforma do atual, e não compartilha a arquitetura com o primo Renault Clio. Isso facilitaria o processo de adaptação do futuro brasileiro, que pode ser produzido a partir de 2019 na fábrica de Resende, Rio de Janeiro. Grande e sofisticado para a categoria, deverá ter motor 1.6 aspirado e caixa CVT no Brasil.
Toyota Yaris
Situado entre Etios e Corolla, tem 2,55m de entre-eixos. Esperamos por motor 1.5 ou 1.6 e câmbio automático do tipo CVT, além de seis airbags e o mesmo resultado do teste de segurança feito pelo Asean NCAP. Chega no segundo semestre por algo entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.
Volkswagen Jetta
Por enquanto, o novo Jetta só desfila disfarçado. Mas estará no Salão de Detroit. A plataforma finalmente passou a ser a MQB A1 usada pelo Golf. Com a nova arquitetura, o entre-eixos chegará perto dos 2,70m. A marca promete um acabamento bem superior ao da geração atual, considerada despojada diante da anterior. No Brasil, o motor básico continuará a ser o conhecido 1.4 TSI flex de 150cv e 25,5 kgfm de torque a 1.500 rpm.
Volkswagen Virtus
Com 4,48 metros de comprimento (42,5 cm a mais que o Polo) e 2,65 m de entre-eixos (o mesmo do Jetta atual), o Volkswagen Virtus é um sedã médio-pequeno. O espaço interno só não é perfeito porque há uma limitação para passageiros traseiros com mais de 1,82 metro, cujas cabeças inevitavelmente ficarão encostadas no teto. Por sua vez, o porta-malas leva elogiáveis 521 litros. Como ele conta apenas com os motores 1.6 MSI (117 cv) e 1.0 turbo (128 cv), o preço de partida promete ficar logo abaixo dos R$ 60 mil, talvez algo como R$ 59.990.
Volkswagen Amarok V6
Quase tão rápida quando um Golf 1.4 TSI, a Amarok V6 já teve pré-venda iniciada e chegará às concessionárias em fevereiro. O lote inicial de 450 picapes na cor branca e com rodas aro 19 esgotou-se em cerca de 24 horas (com preço inicial de R$ 188 mil!). A configuração Highline convencional parte de R$ 185 mil. É mais cara apenas que a Chevrolet S10 2.8, mas ganha em desempenho graças ao motor 3.0 V6 turbodiesel de 225cv entre 3.000 a 4.500 giros e 56,1kgfm a 1.500 rpm.
Fonte: https://oglobo.globo.com
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