Fonte: http://www.grandepremio.com.br
A FIA mostra que amadureceu e aprendeu com os erros do passado, pois nesta sexta-feira (05/01) divulgou os preços dos carros que disputarão a quinta temporada da Fórmula E, uma decisão muito positiva para categoria que provavelmente será a categoria do futuro do automobilismo, aliais, um futuro não muito distante.
A temporada 2018/2019 da Fórmula E terá muitas mudanças estruturais, como novo chassi e novas baterias. Enquanto as fábricas presentes na competição poderão fazer seus ajustes, a FE e a FIA querem proteger as equipes independentes, e para tanto disponibilizarão carros prontos para correr, por não mais que o equivalente a R$ 3,2 milhões.
O plano é manter a Fórmula E acima do poder e vontades das grandes fábricas, pois Audi, Nissan, Jaguar, BMW, Mercedes e Porsche estarão no grid dentro dos próximos dois anos, e com isso, os dirigentes da categoria entendem que as gigantes da indústria automotiva podem vir a sair da categoria de forma repentina, como fizeram em outras categorias do automobilismo..
Os preços são diversos e abraçam diferentes partes do carro, para a equipes independentes:
Carro completo: R$ 3,2 milhões;
Trens de força: R$ 974,6 mil;
Halo: R$ 50 mil;
Baterias, by McLaren: R$ 780 mil;
Chassi: R$ 1,1 milhão.
A apresentação da tabela de preços reforça o compromisso da categoria com a ideia de impedir um aumento desordenado dos custos na Fórmula E. Mas o aumento existe, visto que os preços para a atual temporada circulam em volta de R$ 2,3 milhões para o carro completo e por volta de R$ 585 mil para cada trem de força.
Apesar do aumento do preço, é bom colocar, as equipes precisarão comprar apenas dois carros na temporada que vem em comparação com os quatro carros necessários para a atual jornada. Com os novos chassis e baterias, a troca de carros no meio das corridas será extinta ao fim desta temporada.
As equipes aprovadas têm até o próximo dia 15 de janeiro para fechar um acordo com as montadoras, além dos preços relatados há uma taxa administrativa de cerca de R$ 214,5. Até esta data, as montadoras precisam aceitar contanto que os pagamentos sejam realizados. A partir do dia 16 de janeiro, as equipes privadas ainda podem conversar, mas as montadoras têm o direito de não querer fazer negócio.
As equipes terão até o dia 1º de outubro para concluir 15 dias de teste privado e as montadoras que tiverem mais que a equipe própria como clientes terão 22 dias de testes.
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