27 de janeiro de 2022

Bancos brasileiros restituirão bilhões de Reais esquecidos por seus donos.

Um novo serviço lançado pelo Banco Central do Brasil permitirá que os brasileiros possam checar se possuem dinheiro para receber das instituições financeiras. 

Esses valores são de cobranças que foram feitas de maneira indevida ou ainda remanescentes de contas antigas encerradas que não podiam mais ser consultadas.

Conforme aponta o Banco Central por meio de um levantamento realizado em junho do ano passado, cerca de R$ 8 bilhões vão ser destinados a clientes de bancos em todo território nacional.

Entenda o sistema de recebimento:

O novo sistema de repasse aos clientes foi intitulado como SVR (Sistema de Informações e Valores a Receber) que será disponibilizado no site do Banco Central do Brasil.

Por meio do site do BC será possível realizar a consulta de recursos remanescentes nas contas para pessoas físicas e CNPJs, o que facilitará o processo de devolução dos valores.

Por meio de consulta ao sistema, o cidadão ainda consegue identificar o saldo credor de contas que vieram a ser encerradas, parcelas de empréstimos, tarifas cobradas indevidamente, assim como demais recursos que costumam não ser pesquisados após o encerramento de grupos de consórcio.

De antemão precisamos esclarecer que a consulta ocorre em duas etapas, sendo a primeira delas com o objetivo de identificar se o consumidor possui dinheiro a receber, onde, caso não tenha, a pesquisa será encerrada. Porém, caso seja identificado o dinheiro a receber o cidadão terá que realizar a consulta no Registrato.

Confira o passo a passo:

Acesse a página do Banco Central;

Acesse a seção Minha Vida Financeira;

Seleciona a opção Valores a Receber;

Vá ao final da página e seleciona a opção Consulta ao Relatório Valores a Receber;

Seleciona a opção Iniciar Consulta;

Preencha o número do seu CPF;

Pronto, o sistema verificará se você possui valores a receber de bancos, caso não tenha, não adianta seguir adiante.

Se o sistema disser que há recursos a serem resgatados, você deve consultar os valores e a instituição em que eles estão por meio do Registrato, portal do BC que permite ao cidadão consultar suas informações financeiras.

Passo 3 – Solicitar o valor

Na página do Registrato, digite login e senha, conforme o cadastro;

Em seguida, clique em "Valores a receber" para ver a quantia de recursos disponíveis;

Caso haja o botão "Solicite aqui", significa que o banco respectivo aderiu ao termo do BC e o valor será enviado à sua conta via Pix em até 12 dias úteis;

Caso haja o botão "Solicitar via instituição, significa que o banco respectivo não aderiu ao termo do BC e precisa ser contatado via telefone para combinar a devolução.

No portal do Banco Central é possível que o cidadão consulte as informações. Quem não possui cadastro poderá realizar o login e senha para acessar o Registrato.

Na página do Registrato é possível realizar duas opções de cadastro, uma pelo próprio Banco Central e outra pelo site Gov.br.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/

Nenhum comentário: