Com as barreiras impostas pelo governo argentino ante produtosbrasileiros, as autoridades tupiniquins resolveram responder à mesma altura. Agora, veículos oriundos da terra do tango estão enchendo pátios de portos por não receberem licenças de importação. A medida foi tomada para pressionar a presidente hermana Cristina Kirchner a modificar sua política e acabar com os entraves sobre produtos feitos no Brasil.
Para pressionar os argentinos, o governo brasileiro está levando até 90 dias para conceder licenças de importação para os carros de lá, 30 dias acima do máximo permitido pela Organização Mundial do Comércio (OMC). O atraso é proposital, tendo como objetivo liberar a entrada de produtos de outros setores na Argentina.
Entre janeiro e maio, as importações veiculares da Argentina caíram 13,8%, atingindo US$ 2,05 bilhões em negócios A redução é bem maior que a recessão do mercado local, que registra perda de 4,8%. As exportações automotivas para lá, no entanto, tiveram desaceleração menor, de 1,7%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário