16 de junho de 2012

Obras do novo Autódromo do Rio, em Deodoro, vão começar em janeiro de 2013

Fonte: http://globoesporte.globo.com


Após reunião em Brasília nesta quinta-feira envolvendo o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro, e representantes do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura, ficou definido que o Autódromo de Deodoro começará a ser construído em janeiro de 2013. Na reunião, ficou acordado que a União, representada pelo Ministério do Esporte, está encarregada de desenvolver o projeto do novo Autódromo Internacional do Rio de Janeiro em substituição ao Autódromo de Jacarepaguá.


O Governo Estadual, com recursos federais, estará à frente da construção do novo autódromo carioca, sendo que o Ministério do Esporte irá desenvolver os projetos e cronogramas de obras para a licitação que será entregue neste ano. O acordo garante que as obras para o início da construção para as Olimpíadas de 2016 possam começar, contanto que não interfiram na funcionalidade de Jacarepaguá e a possibilidade de receber os eventos automobilísticos já marcados.

Construído em 1978, o autódromo de Jacarepaguá foi palco de provas de F-1, Indy e MotoGP e teve o traçado reduzido para a instalação do complexo esportivo dos Jogos Pan-Americanos de 2007. No ano passado, aCBA solicitou a impugnação da construção do Parque Olímpico, pedidoacatado pela Justiça, em razão do descumprimento de um acordo, feito em 2007, em que o município do Rio se responsabilizou pela construção de um novo autódromo de padrão internacional a partir de 2008 antes de desativar o circuito de Jacarepaguá.

Na semana passada, o prefeito do Rio, Eduardo Paes assinou uma liberação para que o terreno onde será construído o Parque Olímpico possa ser utilizado para fins comerciais imediatamente após a realização dos Jogos de 2016.

Durante o encontro, que definiu os próximos passos envolvendo os Autódromos de Jacarepaguá, de Deodoro, e o Parque Olímpico para as Olimpíadas de 2016, estiveram presentes a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes; o secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser; o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin; o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Régis Fichtner; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; a presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia Bastos; o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes; o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro; e o presidente da Faerj, Djalma Neves.

Nenhum comentário: