Fonte: http://carros.ig.com.br
Lançado em 2007 no Brasil, o Citroën C4 Pallas está começando a ficar “cansado”. Conforme levantou o blog Auto Segredos, o sedã fabricado na Argentina já tem até preços promocionais, o que indica que seu fim deve estar próximo. Conforme apurou o iG Carros, a versão GLX (de entrada) com câmbio manual está sendo vendido em concessionárias em São Paulo (SP) por R$ 49.900, valor referente ao modelo com pintura sólida (o tom metálico custa mais R$ 1.500).
Embora a marca ainda não confirme, a produção do Pallas deve ser encerrada neste ano, possivelmente ainda no primeiro semestre.
Se o C4 sedã muda de geração em 2013 a versão hatch deve demorar um pouco mais. O C4 atual foi lançado há pouco tempo, o que deve exigir da Citroën mais um pouco de esforço para viabilizá-lo. Quem sabe, em 2015 se as coisas não melhorarem.
Segundo concessionários de SP consultados pelo iG, a próxima geração do sedã, o C4 Lounge, deve chegar aos showrooms até o final deste ano. Totalmente reformulado, o modelo segue a nova doutrina visual da Citroën e o motor do carro para o mercado brasileiro poderá ser o 1.6 THP (turbo com injeção direta de combustível) de 165 cv – esse motor também usado em carros da BMW e Peugeot.
A razão é que o C4 da nova geração compartilha várias peças com a dupla 308 e 408, da Peugeot, que foram lançados há pouco tempo. No grupo PSA, que reúne as marcas Peugeot e Citroën, há sempre um escalonamento nos lançamentos. No caso dos veículos compactos, a preferência coube à Citroën que lançou em primeira mão a nova geração do C3 e os inéditos C3 Picasso e Aircross. Somente este ano a Peugeot utilizou essa base para fazer o 208.
O C4 Lounge encontrará uma categoria inchada com três protagonistas, o Corolla, o Civic e o Cruze. O Toyota, no entanto, deve mudar em 2014 e, com isso, manter a liderança nesse segmento.
As armas do C4 Lounge serão um design mais esportivo e convencional. Em vez da traseira longa, o novo Citroën é mais curto e com linhas mais retangulares. O interior deixa de lado o painel com mostradores digitais centrais e usa o “cluster” à frente do motorista. O porta-malas também perdeu espaço, caindo para 440 litros, o que é razoável.
Por questões de escala de produção, o C4 Lounge deverá ter as mesmas opções de motor e câmbio do 408, ou seja, segue o 2.0 16V atual na versão de entrada juntamente com transmissões manual e automática de 4 marchas, e introduz-se uma versão topo de linha com o motor 1.6 THP, com turbo e injeção direta, e o câmbio automático de seis marchas.
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