A Kia do Brasil lançou a nova geração do Cerato no Brasil, com preços sugeridos de R$ 67.400 para o modelo com câmbio mecânico, e R$ 71.400 para o carro automático - valores que, mesmo levando-se em conta as limitações do motor Gamma 1.6 de 128 cavalos, o mesmo doHyundai HB20, sugerem uma boa relação custo x benefício para o novo sedã sul-coreano.
Ocorre que esses preços que estão sendo divulgados não incluem frete nem pintura metálica. Na região Centro-Oeste, por exemplo, é necessário acrescentar mais R$ 2.000 de frete, e em torno de R$ 1.000 da pintura metálica, resultando em um valor de R$ 70.400 para o modelo mecânico. Já o Cerato Automático sobe para R$ 74.900, contando frente e pintura metálica - um valor claramente excessivo para um carro que conta com um motor com potência inferior à de seus principais concorrentes - Civic, Corolla e Cruze - e não dispõe de sistema multimídia de série.
Caso se opte pela instalação do sistema multimídia, que é instalado na concessionária, o preço sobe mais R$ 6.000, pelo equipamento que engloba navegador GPS, sistema de áudio, televisão e computador de bordo, ou seja, um Cerato 2014 Automático equipado com sistema multimídia custa nada menos que R$ 80.600.
Para se estabelecer um termo de comparação, a Honda pede R$ 83.900 pelo Civic EXR, que, além de dispor de um motor 2.0 mais potente (de 155 cavalos contra os 128 cv do Cerato), conta ainda com teto-solar.
Já no caso da Toyota, um Corolla XEi 2.0 Automático tem preço sugerido de R$ 75.240, já incorporando o sistema multimídia e com motor mais potente.
O Kia Cerato 2014 conta com os seguintes equipamentos de série: direção assistida com três modos de condução (Comfort, Normal e Sport), o ar-condicionado de duas zonas, faróis com LEDs, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, faróis com acendimento automático, computador de bordo, volante com revestimento em couro, retrovisor eletrocrômico e lanternas traseiras de LED.
No que respeita aos itens de segurança, o Cerato peca ao oferecer apelas duplo air-bag dianteiro. Mas conta com sistema anti-travamento nos freios - como item de série.
O Kia Cerato, em razão de seus preços, não se apresenta com boa relação custo x benefício, visto que com os valores pedidos é possível comprar modelos da mesma categoria de sedãs médios, com mais equipamentos e mais potentes.
Kia Cerato 1.6 Mecânico - R$ 69.400 (já contando o frete). Nesse preço temos o Honda Civic LXS Mecânico, com preço de R$ 66.690 reais - que leva a vantagem sobre o Cerato por contar com motor 1.8 V-TEC com 140 cavalos, além do câmbio de seis marchas.
Além disso, pelo mesmo valor do Cerato 1.6 Mecânico é possível adquirir um Civic LXS Automático, com preço de R$ 69.900. Ou, no caso da Toyota, um Corolla GLi 1.8 Mecânico (R$ 63.200) ou um GLi Automático (R$ 66.530).
Kia Cerato 2014 Automático - R$ 74.900. Com esse valor é possível pegar um Civic LXR 2.0 Automático, precificado em R$ 74.290 reais. Ou um Corolla XEi 2.0 Automático, com preço de R$ 75.240.
No caso da Chevrolet, tem-se o Cruze LT Mecânico a R$ 65.196, com a vantagem do motor 1.8 mais potente que o do Cerato, ou, por R$ 68.428, o modelo com câmbio automático - em ambos os casos mais baratos que o Cerato 1.6 mecânico.
Há também a opção do Cruze LTZ Automático, com preço de R$ 78.831, que já inclui sistema multimídia no painel - item que leva o preço do Cerato Automático para R$ 80.900.
O Kia Cerato conseguiu muitos adeptos no Brasil em função de sua boa relação custo x beneficio - oferecendo uma boa gama de itens de série por um preço na linha dos competidores. Entretanto, a nova geração não conta mais com essa característica.
Na realidade, a Kia Cerato 2014 tem uma relação custo x benefício pior que a de seus principais concorrentes, oferecendo menos equipamentos por um preço mais caro, e ainda dispondo de um motor mais fraco. Em resumo: o Kia Cerato 2014 não é uma boa opção do ponto de vista racional - melhor optar por Civic, Corolla ou Cruze.
Nenhum comentário:
Postar um comentário