Fonte: http://revista.warmup.com.br
Com a proximidade da temporada 2014 da F1, boa parte do noticiário a respeito da categoria é tomada pelo debate sobre o futuro das equipes e suas respectivas fornecedoras. Um rumor que começou a se fazer presente no paddock desde o ano passado, porém, vem ganhando força a cada dia. A McLaren, segundo informações da BBC britânica, inclusive já fechou contrato com a Honda para a temporada de 2015, rompendo assim um laço histórico com a Mercedes.
Caso o acordo com os japoneses se confirme, a McLaren vai reeditar um dos casamentos mais bem-sucedidos da história da F1. Nos cinco anos em que a escuderia britânica e a Honda caminharam juntas na principal categoria do automobilismo mundial, houve uma espécie de dinastia, chegando, inclusive, ao domínio quase absoluto na temporada de 1988, quando a McLaren construiu o lendário MP4-4. Com ele, Ayrton Senna e Alain Prost conquistaram 15 das 16 corridas daquele ano.
Senna, aliás, foi peça decisiva para que a Honda viesse para a McLaren. Para isso, a montadora encerrou um vínculo com a Williams que rendeu à histórica equipe de Sir Frank o título mundial com Nelson Piquet, em 1987. Um ano depois, com Senna e Prost, a Honda fez até chover na F1 e deixou todo mundo comendo poeira.
Além dos dois grandes rivais, Gerhard Berger também defendeu a McLaren e ostentou o lendário H em seu macacão vermelho entre 1990 e 1992.
Neste último ano, a parceria McLaren-Honda começou a perder força, já que a Renault, junto com a Williams, começava a impor uma nova dinastia. O bem-sucedido projeto do FW14B desenhado por Adrian Newey e comandado na pista por Nigel Mansell e Riccardo Patrese a partir de 1991 acabou enfraquecendo os japoneses, que tiraram o time de campo exatamente em 1992.
Daí por diante, a McLaren até conquistou bons resultados em 1993, com Ayrton Senna usando uma especificação B dos motores Ford. Mas em 1994, a nova parceira da escuderia britânica, a Peugeot, não conseguiu dar um mínimo de resultados convincentes. A Peugeot foi para uma equipe média, a Jordan, em 1995, mesmo ano em que a McLaren conseguiu formar uma aliança que seria histórica com a Mercedes.
A montadora da estrela das três pontas havia voltado à F1 em 1993, após um hiato de quase 50 anos, por meio da Sauber, sua parceira no antigo Mundial de Marcas. Depois de um começo bastante promissor na escuderia suíça, a Mercedes deixou Peter Sauber na mão e foi de mala e cuia fornecer seus propulsores à McLaren em 1995.
É bem verdade que após 18 temporadas, a parceria McLaren-Mercedes, embora vitoriosa, jamais conseguiu ser o que um dia foi o casamento McLaren-Honda. Mas para comparar os resultados de cada uma das grandes fases da escuderia britânica, a Revista WARM UP coloca lado a lado os números da McLaren ao lado da Honda e também da Mercedes, além de lembrar os pilotos que ajudaram a construir essa história vitoriosa de um dos times mais vencedores da F1 em todos os tempos.
Ayrton Senna 35 vitórias com a McLaren Honda e Ford.
Lewis Hamilton 21 vitórias com a McLaren Mercedes.
Alain Prost 30 vitórias com a McLaren Honda e Porsh Tag.
Mika Hakkinen 20 vitórias com a McLaren Mercedes.
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