8 de janeiro de 2014

GRESEP de Mangueira lança projeto de financiamento coletivo para desfile

Se no passado era o livro de ouro, agora é o crowdfunding. A palavra em inglês da moda para designar o financiamento coletivo de algo acaba de ser incorporada ao carnaval. A Estação Primeira de Mangueira lançou nesta terça-feira o projeto “Patrocinador Apaixonado”, em que pessoas físicas ou jurídicas poderão contribuir, pela internet, para os desfiles e os projetos da escola. Uma iniciativa inédita para o mundo do samba, que recentemente vem procurando formas alternativas de bancar as cada vez mais caras apresentações na Sapucaí.
No caso da verde e rosa, qualquer um poderá patrocinar a agremiação, com valores a partir de R$ 1, por meio do cartão de débito ou crédito, usando uma plataforma disponível no site da Mangueira (www.mangueira.com.br). A ideia é mobilizar torcedores ou não, que em troca, além de ajudar a escola, receberão contrapartidas que vão desde um diploma de patrocinador até ingressos para o camarote mangueirense na Sapucaí.
— São cerca de 30 milhões de mangueirenses no mundo, uma nação que é a maior patrocinadora da escola — disse Chiquinho da Mangueira, presidente da verde e rosa. — Foi a forma que pensamos para a escola não ficar dependente apenas das subvenções tradicionais e que já deve ter efeito no próximo desfile — explicou o dirigente sobre o projeto, que recebeu o primeiro patrocínio do coreógrafo Carlinho de Jesus, de volta à escola este ano.
Além da Mangueira (que terminou o último carnaval com dívidas de quase R$ 11 milhões), entre as novas estratégias para financiamento das escolas o Salgueiro lançou um programa de sócio torcedor (em que amantes da vermelha e branca pagam mensalidades e têm vantagens como descontos em ingressos para sambas e feijoadas). E agremiações como a Unidos da Tijuca vêm investindo no marketing, com ações como workshops de carnaval e eventos corporativos. Antes, a própria verde e rosa, no fim dos anos 1980, inovou com atração de empresas privadas para financiar seus projetos sociais e, a partir da década seguinte, se tornaram comuns os patrocínios de enredos.
Este ano, a Mangueira vai falar sobre as festas populares do Brasil, com o enredo “A festança brasileira cai no samba da Mangueira”. A responsável por colocar a escola verde-e-rosa na Avenida será a carnavalesca Rosa Magalhães, que foi campeã com a Vila Isabel em 2013. Já o projeto de financiamento coletivo foi desenvolvido pela empresa Um a Mais, do cineasta Antonio de Andrade e da engenheira de produção Mariana Spinelli.

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