Fonte: http://grandepremio.com.br/
A McLAREN apresentou nesta sexta (24) o modelo MP4-29, carro com o qual disputará a temporada 2014 da F1. Equipado com motor Mercedes e ainda sem o patrocinador principal estampado na pintura, o carro conta com bico semelhante ao da Williams, mais fino e cilíndrico na ponta, mas com duas hastes laterais que formam um 'M'.
A expectativa criada pelo novo regulamento – e até pela imagem lançada pela Williams dias atrás, com um bico afinado, quase um apêndice – já deu alguns batismos ao estilo adotado pelo time prateado. Tirando os impublicáveis, muitos se referiram à figura do sempre saudoso tamanduá Gonzo, personagem histórico dos 'Muppet Babies'.
Apostando no arrojo do novo visual aerodinâmico, o time sabe que terá uma temporada de dificuldades – questão que não deve deixar ilesa nenhuma das equipes do grid de 2014. A escuderia espera que o carro sofra "potencialmente mais mudanças técnicas ao longo de um único campeonato do que qualquer outro carro" já feito anteriormente por eles.
A expectativa da McLaren acerca do novo modelo é alta, porém o time permanece com os pés no chão. De acordo com Jonathan Neale, diretor da escuderia de Woking, as mudanças no regulamento tornam qualquer prognóstico ainda incerto a respeito de 2014.
"Temos sido relativamente pragmáticos com isso. Sabemos que, a princípio, a necessidade de coerência supera a necessidade de performance", afirmou, enfático. "Os testes de inverno não serão sobre o acerto ou o aperfeiçoamento do carro. Serão sobre a compreensão dos limites operacionais do carro da melhor maneira possível."
"Já temos um pacote de atualização que estamos preparando para a primeira corrida e estamos descobrindo coisas novas no túnel de vento o tempo todo. Quando começarmos os testes de pista, acho que teremos uma transferência intensa de ideias e conceitos. Isso será a questão central para definir quem vai ganhar ou perder o campeonato."
O patrocinador principal da equipe ainda é um mistério. A renovação do acordo com o Banco Santander, que já dura oito anos, foi confirmada oficialmente. Porém, a marca que dará cor aos carros da equipe britânica ainda é desconhecida.
Sam Michael, diretor-esportivo da esquadra britânica, seguiu a mesma tônica de Neale, mas de forma mais radical: em resumo, o inglês vê o próximo campeonato como uma espécie de ano de transição, até por se tratar do último ano da longínqua parceria com a Mercedes e o início da união com a Honda a partir de 2015.
"Não é segredo para ninguém a nossa decepção pela forma como a temporada 2013 acabou. O objetivo, agora, é voltar às vitórias. É para isso que a McLaren existe. Mas há um certo desenvolvimento que precisa acontecer antes de voltarmos a uma posição onde possamos lutar pelo título. O que é positivo é que estamos reconhecendo isso", admitiu.
"Para 2014, nosso objetivo é o desenvolvimento contínuo. Refinar e fortalecer o carro e a organização ao longo do ano. Mas a curto prazo", prosseguiu, "a meta é desfrutar de um inverno suave durante os três testes. Espero aprender muito e espero que o desenvolvimento do MP4-29 seja algo consistente, útil e rápido."
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