15 de outubro de 2017

Estação Primeira de Mangueira escolhe seu samba para o carnaval de 2018.

Fonte: http://www.carnavalesco.com.br

mangueira_final2018_-141

Samba mais ouvido na fase de disputas no site CARNAVALESCO e obra mais elogiada pela crítica especializada de carnaval, a composição dos compositores Lequinho, Júnior Fionda, Alemão do Cavaco, Gabriel Machado, Wagner Santos, Gabriel Martins e Igor Leal foi aclamada a grande campeã da Estação Primeira de Mangueira para o Carnaval 2018 em final realizada na madrugada do sábado, 07/10, no Palácio do Samba. O hino irá embalar o desfile sobre o enredo ‘Com dinheiro ou sem dinheiro eu brinco’, de autoria do carnavalesco Leandro Vieira.

Lequinho, que já se auto-intitula da Mangueira, merece tal alcunha. O poeta acaba de superar ninguém menos que Cartola na galeria de sambas da velha Manga, com sua décima conquista. Ao seu lado outros gigantes da ala de compositores mangueirense: Junior Fionda e Igor Leal alcançam suas nona conquistas, igualando-se ao próprio Cartola e superando nomes como Carlos Cachaça. Gabriel Martins repete a conquista de 2017 e Alemão do Cavaco, que foi incorporado ao time neste ano, chega também à sua quarta conquista na verde e rosa. A última vez que a Mangueira desfilou com um samba sem ter a autoria ou de Lequinho ou de Alemão do Cavaco foi em 2010.

mangueira_final2018_-136

Com o samba escolhido a Mangueira inicia sua preparação eu rumo ao desfile. No mês que vem começam os ensaios na Visconde de Niterói. O presidente Chiquinho da Mangueira explica à reportagem do CARNAVALESCO como será o ensaio da escola em Copacabana.

– Vamos iniciar em novembro os ensaios na Visconde. Em Copacabana será um ensaio técnico como fazemos na Visconde de Niterói e no próprio Sambódromo. Já formatamos o pedido aos órgãos competentes – afirma Chiquinho.

Da dívida inicial encontrada por sua administração, Chiquinho conta que toda ela já está equacionada. Sobre o futuro, ele afirma que seu sucessor encontrará uma Mangueira bem mais estruturada que aquela que ele encontrou.

– A Mangueira hoje deve cerca de R$ 5 milhões, mas é um valor 100% equacionado. Nossa administração já quitou desde que assumimos R$ 9 milhões. Não penso nisso de quem deve me suceder. A Mangueira é uma escola democrática. O próximo presidente será quem os associados acharem que deve ser. Uma coisa posso garantir. A escola que o próximo for pegar estará muito melhor do que aquela que eu peguei – avalia.

Chiquinho tem a mesma sensação que boa parte do mundo do carnaval, a de que a Mangueira só não foi bicampeã do carnaval porque perdeu para si própria. E o presidente é sucinto ao avaliar o que fazer para não repetir os erros de 2017.

– Não errando. Considero o julgamento do carnaval uma das coisas mais corretas desse país. A Mangueira perdeu para ela mesma. O jurado fez o que deveria ter sido feito. Eu mesmo vi o erro na hora e sabia que nós perderíamos o campeonato – reconhece.

Para tranquilizar o mangueirense, Chiquinho promete que até o fim de seu mandato, Leandro Vieira será o carnavalesco da escola. 

– Meu trato com Leandro é de palavra. Nós não temos um contrato. Ele tem um compromisso comigo e eu com ele. Até o fim do meu mandato ele será da Mangueira. O dia que a escola não puder bancar o seu salário eu banco. E ele recebeu propostas mais atraentes financeiramente – destaca Chiquinho.

Autores: Lequinho, Júnior Fionda, Alemão do Cavaco, Gabriel Machado, Wagner Santos, Gabriel Martins e Igor Leal.

Chegou a hora de mudar
Erguer a bandeira do Samba
Vem a luz à consciência
Que ilumina a resistência dessa gente bamba
Pergunte aos seus ancestrais
Dos antigos carnavais, nossa raça costumeira
Outrora marginalizado já usei cetim barato
Pra desfilar na Mangueira
Outrora marginalizado já usei cetim barato
Pra desfilar na Mangueira

A minha escola de vida é um botequim
Com garfo e prato eu faço meu tamborim
Firmo na palma da mão, cantando laiálaiá
Sou mestre-sala na arte de improvisar

Ôôô somos a voz do povo
Embarque nesse cordão
Pra ser feliz de novo
Vem como pode no meio da multidão

Ôôô somos a voz do povo
Embarque nesse cordão
Pra ser feliz de novo
Vem como pode no meio da multidão

Não… Não liga não!
Que a minha festa é sem pudor e sem pena
Volta a emoção
Pouco me importam o brilho e a renda
Vem pode chegar…
Que a rua é nossa mas é por direito
Vem vadiar por opção, derrubar esse portão, resgatar nosso Respeito
O morro desnudo e sem vaidade
Sambando na cara da sociedade
Levanta o tapete e sacode a poeira
Pois ninguém vai calar a Estação Primeira

Se faltar fantasia alegria há de sobrar
Bate na lata pro povo sambar
Se faltar fantasia alegria há de sobrar
Bate na lata pro povo sambar

Eu sou Mangueira meu senhor, não me leve a mal
Pecado é não brincar o Carnaval!
Eu sou Mangueira meu senhor, não me leve a mal
Pecado é não brincar o Carnaval!

Nenhum comentário: