29 de novembro de 2011

Lotus Renault anuncia contratação de Kimi Raikkonen

Fonte parcial: http://grandepremio.ig.com.br

A Renault, que no ano que vem passará a atender por Lotus, anunciou a contratação do finlandês por duas temporadas.

O ex-piloto da Ferrari retorna à Fóruma 1 após dois anos afastado, e com a volta de Raikkonen, campeão de 2007, na próxima temporada a F1 reunirá inéditos seis campeões mundiais, em um total de treze títulos, pois além do finlandês, o hepta Michael Schumacher (1994-1995, 2000-2001-2002-2003-2004), os bicampeões Sebastian Vettel (2010-2011) e Fernando Alonso (2005-2006) e os detentores de um título Lewis Hamilton (2008) e Jenson Button (2009).

“Estou muito animado em estar de volta à F1 após um intervalo de dois anos e sou grato a Renault por me oferecer esta oportunidade”, disse o finlandês. “O tempo que passei no WRC foi um período útil da minha carreira como piloto, mas não posso negar que a minha ânsia pela F1 recentemente tornou-se esmagadora”, contou.

Kimi afirmou que as ambições do time de Enstone foi um fator decisivo em sua decisão. “Foi uma escolha fácil voltar com a Renault já que fiquei impressionado com o alcance da ambição deles”, defendeu. “Agora estou ansioso por desempenhar um importante papel em empurrar a equipe para a frente do grid”, completou.

Gérard Lopez, presidente do Genii, acionista majoritário da equipe anglo-francesa, afirmou que a contratação do finlandês faz parte de um novo ciclo iniciado pelo time. Segundo o dirigente, a Renault fará uma série de anúncios que a tornará uma competidora ainda mais séria.

“A decisão de Kimi de voltar à F1 conosco é o primeiro de uma série de anúncios que deve nos tornar um competidor ainda mais sérios no futuro”, avaliou.
A carreira de Raikkonen na F1 começou em 2001, quando estreou pela Sauber, aos 22 anos, depois de ter sido campeão da F-Renault Inglesa. Na temporada seguinte, o rápido finlandês já estava na McLaren, equipe que defendeu entre 2002 e 2006, antes da transferência para a Ferrari. Pela equipe italiana, Kimi conquistou se único título na F1, em 2007.

Os dois anos seguintes não foram lá muito bons para o nórdico. Com atuações apagadas, Kimi acabou preterido na escuderia e teve seu contrato encerrado um ano antes em 2009, quando os italianos decidiram chamar Fernando Alonso. No currículo de 156 corridas disputadas, Kimi tem 18 vitórias, 62 pódios e 16 poles.

O retorno do finlandês à F1 começou a ser especulado no começo do mês passado, com fortes rumores de que Raikkonen assumiria a vaga de Rubens Barrichello na Williams, contudo, as negociações não vingaram.

Sem Robert Kubica, que ainda se recupera das lesões causadas pelo grave acidente que sofreu durante uma prova de rali na Itália, a Renault passou a procurar um piloto que fosse capaz de dar o resultado esperado pela equipe. O nome do finlandês passou a ganhar força à medida que as negociações com a equipe de Frank Williams esfriavam.

Com a confirmação da contratação do finlandês, agora se espera um posicionamento do time anglo-francês sobre Vitaly Petrov. O russo, que veste as cores da equipe desde que estreou na F1, tem contrato com a equipe para o ano que vem, mas sua atuação não empolgou, pois ele encerrou a temporada na décima colocação com 37 pontos, apenas três a mais que Nick Heidfeld, que foi dispensado pela equipe nas últimas oito provas do calendário.

Bruno Senna, que substituiu o alemão na fase final da temporada, além do francês Romain Grosjean, que já correu pela equipe em 2009, substituindo Nelson Ângelo Piquet, também disputam a vaga restante na equipe.

MEC corta vagas de cursos de odontologia, farmácia e enfermagem

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira o corte de mais 3.968 vagas em 148 cursos de enfermagem, odontologia e farmácia que obtiveram resultado insatisfatório em avaliações da pasta. Essas graduações ficaram com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010, indicador que afere a qualidade da oferta do ensino em uma escala que vai de 0 a 5.

O corte faz parte do processo de supervisão pelo qual passarão esses cursos em função dos resultados considerados insuficientes. A maior redução foi na área de enfermagem: menos 2.572 vagas. Vinte cursos de odontologia foram afetados totalizando uma redução de 307 vagas. Em farmácia, as medidas atingem 40 graduações e reduzem 1.107 vagas.

O percentual de vagas suspensas variou de 20% a 65% da oferta original dependendo da nota alcançada pelo curso. No caso de graduações que já tinham conceito insatisfatório em 2007 e repetiram o mau desempenho em 2010 foi determinada uma redução adicional de 30%, segundo o MEC.

O ministério pretende suspender até o fim do ano 50 mil vagas em graduações na área da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultado insatisfatório nas avaliações de 2009 ou 2010. Na avaliação do ano passado, 594 dos 4.143 cursos avaliados tiveram CPC 1 ou 2. A nota 3 é considera satisfatória e os CPCs 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade.

As instituições de ensino terão o prazo de um ano para cumprir um termo de saneamento de deficiências e melhorar a qualidade da oferta. Após esse período, o MEC faz uma nova avaliação para verificar o cumprimento das exigências. Os cursos sob supervisão que estejam com pedidos de recredenciamento em tramitação no ministério terão os processos suspensos enquanto durar a medida cautelar.

As informações são da Agência Brasil e http://odia.ig.com.br/

28 de novembro de 2011

Acidente com Barca na Praça Xv


Mais de 900 pessoas estavam na barca no momento do acidente, cadeiras foram deslocadas, e até uma coluna que servia de suporte para um aparelho de TV que saiu do lugar dentro do barco. Comidas e embalagens que estariam guardados em armários foram jogadas para fora do local, ficando todas no chão do barco.

A Capitania dos Portos instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente, que deve ficar pronto em 90 dias.

Bombeiros informaram que 55 passageiros foram atendidos após a colisão, que aconteceu por volta das 12h quando o catamarã chegava de Niterói, na Região Metropolitana. Já o gerente da empresa que esteve no local, Mário Liberalli de Góes, havia calculado que cerca de 25 teriam ficado feridos.

De acordo com a Capitania, no momento do acidente, equipes de inspetores navais foram ao local e orientaram a transferência dos passageiros para a barca Neves V, localizada ao lado da Gávea I, para o desembarque dos usuários.

O comandante do grupo de socorro e emergência dos bombeiros, coronel Gabriel Obeid, afirmou que a maioria dos atendimentos foi de casos sem gravidade, e que 25 pacientes foram encaminhados para a Unidade de Pronto-Atendimento de Botafogo, na Zona Sul do Rio. Já os casos de mais complexidade foram distribuídos entre os hospitais Souza Aguiar, no Centro (8 feridos), Miguel Couto, no Leblon (17), e Salgado Filho, no Méier (5 feridos).

A passageira Maria Aparecida Oliveira, muito nervosa, contou que já perto de atracar, a barca tomou mais velocidade e uma funcionária começou a gritar "ferro, ferro", segundo ela, dando a entender que a barca ia bater. Ela disse que o impacto foi muito forte e que um passageiro conseguiu destravar uma porta que dava acesso às máquinas e conseguiu travar o motor.

"Ficou todo mundo em pânico procurando coletes salva-vidas e muitos já estavam de pé para descer da barca. O impacto foi tão forte que a barca chegou a ir para trás com muita rapidez e voltou a bater de novo no pier. Muita gente caiu e se machucou", disse ela.

Outra passageira, Graciane Fischer, confirmou que o impactou foi muito forte e que muitos caíram no chão. Para ela, os funcionários, em vez de acalmar e orientar os passageiros, os deixaram mais nervosos gritando que iam bater e mandando pegarem os coletes.

"A gente não sabia o que fazer, se deitava no chão, se pegava colete. E depois da batida, demorou uma hora até deixarem gente sair", contou. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

Segundo o gerente das Barcas Mário Goes, o catamarã teve problemas na atracação na chegada ao Rio, vindo de Niterói, e bateu num pier já desativado da estação. "A comandante tirou a embarcação de perto da estação, fez a parada total, jogando a âncora e iniciou as providências de socorro aos feridos", explicou Liberalli.
Ele disse ainda que os bombeiros foram chamados e chegaram rapidamente. Foi quando o Gávea 1 atracou e os bombeiros entraram pra fazer a triagem dos feridos.
A concessionária explicou que, após avaliação de equipe técnica da empresa, foi apurado que realmente algumas cadeiras se quebraram e/ou soltaram, por conta do impacto, conforme relataram alguns passageiros.

Uma das passageiras do catamarã Gávea 1 contou que logo após a colisão, os passageiros aguardaram dentro da embarcação por cerca de 40 minutos até serem transferidos para uma outra barca que atracou ao lado. Nesse tempo, foram ajudados por dois médicos e uma dentista que estavam entre os passageiros.

Quando a barca atracou ao lado do Gávea 1, os passageiros foram orientados e vestir o colete salva-vidas para mudar de barca.


Nova identidade visual de táxis entra em vigor em SP

Fonte: http://g1.globo.com/

A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo publicou no Diário Oficial da Cidade de sábado (26) portaria que estabelece a adoção da nova identidade visual para toda a frota de táxis do município.

Segundo a Prefeitura, a medida foi tomada para reforçar a fiscalização do serviço. Os táxis terão uma faixa quadriculada preta e amarela de cerca de 10 centímetros de altura nas laterais, na frente e na traseira. Os carros também deverão destacar a identificação de “Táxi da Cidade de São Paulo”.

Os carros da categoria Especial adotarão faixa vermelha. Segundo o Departamento de Transportes Públicos (DTP), a ideia é facilitar a visualização dos táxis em meio aos demais carros brancos.

Os 1.200 veículos novos que entram gradativamente em operação por meio de sorteio de alvarás já adotam o novo grafismo. Para os 32.602 alvarás mais antigos, a determinação é adotar o novo visual nos casos de substituição do veículo ou na troca de categoria (comum, comum rádio, especial e luxo).

27 de novembro de 2011

Árvore de Natal da Lagoa é inaugurada diante de 10 mil espectadores

Fonte parcial: http://odia.ig.com.br

Um evento que está se tornando uma tradição do natal carioca, a inauguração da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, na Lagoa, fato que ocorreu neste sábado, diante de 10 mil espectadores que estavam no Estádio de Remo da Lagoa, fora a multidão do lado de fora, cerca de 200 mil pessoas de acordo com a organização do evento. A árvore acendeu às 21h15, com grande queima de fogos.

A festa é considerada uma das três principais do Rio, após o carnaval e o réveillon.

Trata-se da maior árvore de Natal flutuante do mundo, de acordo com o Guiness Book of Records. Com 542 t e 3,3 milhões de microlâmpadas, a árvore tem como diferencial neste ano os presentes flutuantes na base, que lembram as confraternizações na noite de Natal. Ela traz ainda enfeites natalinos infantis como parte da cenografia.




Massa é o primeiro ferrarista a ficar sem pódio em 30 anos

Fonte parcial: http://esporte.ig.com.br

Com o quinto lugar conseguido por Felipe Massa no Grande Prêmio do Brasil de 2011, o brasileiro fecha a temporada com uma marca nada positiva, qual seja, não ter subido ao pódio sequer uma vez neste ano. A última vez que um piloto da Ferrari viveu a mesma situação foi em 1981.

Há 30 anos, o francês Didier Pironi, em seu primeiro ano correndo pela Ferrari, passou a temporada inteira em branco, tendo como melhor colocação o quarto lugar no GP de Mônaco. Desde então, Massa é o primeiro piloto da escuderia italiana a ficar sem pódio em uma temporada completa.

Em 2011, o brasileiro sequer conseguiu repetir o melhor resultado de Pironi em 1981. Massa teve o quinto lugar, alcançado em seis ocasiões neste ano, como sua colocação mais alta na temporada.

No ano de 2009, Felipe participou das nove primeiras corridas do campeonato, mais da metade, e naquela ocasião só conseguiu um pódio, no GP da Alemanha, o último que participou. Ainda neste ano de 2009, Luca Badoer e Giancarlo Fisichella, que substituíram Massa, tiveram desempenhos pífios, e não conseguiram sequer pontuar.

O mais perto disto, para um piloto que participou da temporada inteira, ocorreu em 1996, quando o irlandês Eddie Irvine conseguiu apenas um terceiro lugar, no GP da Austrália, abertura do campeonato daquele ano, e ainda em 1993, quando Gerard Berger chegou uma unica vez em terceiro, no GP da Hungria.

Em 1986 Michelle Alboreto também subiu uma unica vez no pódio, mas foi em segundo lugar, no GP da Áustria.

Já no ano de 1980, ano em que defendia o título de 1979 conquistado por Jody Scheckter, a vergonha foi muito maior para Ferrari, pois a equipe somou apenas 08 pontos em toda a temporada e nenhum de seus dois pilotos, o campeão e Gilles Villeneuve,  subiram ao pódio.

Apenas para registro, o pior ano de Rubens Barrichello pela Ferrari foi o de 2005, onde conseguiu apenas quatro pódios, dois segundos e dois terceiros lugares.

O brasileiro também perde na comparação com seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, que ganhou uma corrida, foi segundo em cinco e terceiro em outras quatro. Além disto, finalizou o campeonato com 139 pontos a menos que o espanhol, Massa largou atrás de Alonso em 15 das 19 provas do ano e só terminou à frente do bicampeão em três corridas.

O desfecho desta temporada estraga a festa de Massa, que completou neste domingo dez anos na Fórmula 1, mais não dez temporadas como titular, e 100 GPs pela Ferrari. O brasileiro tem contrato com a equipe até o final de 2012.

NOVO HONDA CIVIC 2012

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br

Na última quinta-feira (25), em um autódromo particular localizado na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, ocorreu a apresentação oficial do Novo Civic 2012. Aparentemente o novo modelo do sedan japonês realmente evoluiu.

Logo ao sentar no banco do motorista já é possível notar que o modelo evoluiu no quesito visibilidade, pois agora a janela espia da porta dianteira tem uma fina coluna, o que amplia bastante a visibilidade diagonal. O volante é novo, com comandos integrados, mas por não contar com a base achatada, perdeu um pouco de sua esportividade. Com o ajuste de altura e profundidade da coluna de direção e de altura do banco do motorista é possível encontrar a posição ideal para dirigir com facilidade.

Os retrovisores, tanto os laterais como o interno, oferecem boa visibilidade geral, mesmo com a traseira um pouco mais elevada do que a geração anterior. Apesar de toda a modernidade, as unidades top de linha disponíveis para teste não contavam com retrovisor interno eltrocromático.

Um dos pontos controversos do Novo Civic é a leve inclinação do painel voltada para o motorista. Segundo a Honda, esta inclinação foi aplicada para oferecer ao condutor uma melhor visualização e ergonomia, pois agora o carro dispõe de uma série de informações simultâneas. De fato, é verdade. Com o painel dividido em dois níveis, a parte inferior oferece informações do desempenho do carro com o conta-giros ao centro, enquanto na parte superior os dados são de deslocamento, velocidade além da nova central de informações que agrega funções de entretenimento, computador de bordo, configurações do carro e visualização da camera de ré (LXS e LXL). É uma extensa área, que fica ainda mais prolongada com o tela colorida de 6,5 polegadas disponível na versão EXS.

Todas as versões contam com entrada USB e auxiliar no sistema de som, mas somente a top de linha oferece também a conexão por Bluetooth.

Outra novidade presente em todas as versões do Civic é o ar-condicionado digital automático, porém, o mesmo não é bi-zone e não possui dutos de saídas para os passageiros do banco de trás. Por falar em bancos, os da versão avaliada eram revestidos com couro com desenho que não deixa o motorista “escorregando” nas curvas. Os bancos de trás continuam oferecendo bom espaço para os passageiros enquanto o assoalho segue plano.

A nova geração também recebe chave que incorpora a abertura das portas, do porta-malas, abertura e fechamento dos vidros à distância e até mesmo a abertura do teto solar. O lado negativo é a ausência do sistema “keyless” (abertura sem chave) e ignição do motor por botão, itens de conforto já disponíveis em alguns concorrentes.

O Honda Civic 2012 é sem dúvida um novo carro. Ganhou mimos tecnológicos que faziam muita falta na geração anterior, melhorou a já consagrada dirigibilidade, ficou mais confortável, silencioso e – em teoria – deve ficar mais econômico com o inédito modo Econ. Ar condicionado digital também demonstra evolução do modelo. Ponto positivo para a conexão USB em todas as versões.

Destaque para o conjunto mecânico, que apesar de contar com o mesmo powertrain (motor e câmbio), receberam melhorias sensíveis ao motorista.

Já o visual externo, quando visto lado a lado com a geração anterior, demonstra evolução sem perder a identidade. Porém, a esportividade agressiva do visual foi substituída por uma mais sóbria. Prova disso são os refletores que “ampliam” as lanternas traseiras, e que também vão dar o que falar.

O Novo Civic 2012 é o resultado de um dilema vivido pela marca: como evoluir o visual revolucionário de um modelo sem alterar a sua identidade. Tarefa é complicada, mas a impressão que temos depois de conferir o modelo ao vivo é a de que deve cair novamente no gosto do consumidor brasileiro. Caso isso aconteça, a Honda deve deslocar a produção do City para a Argentina possibilitando o aumento da produção do Civic, com projeções de cerca de 4.000 unidades por mês. Como agora a briga não é apenas com um modelo, o fator preço também será determinante para o sucesso do modelo japonês.



Resultado do GP Brasil 2011 de Fórmula 1

O australiano Mark Webber ganhou o Grande Prêmio do Brasil neste domingo, com o campeão mundial da temporada da Fórmula 1 e seu companheiro de Red Bull, Sebastian Vettel, em segundo lugar.
Vettel, aliais, largou da primeira posição pela 15ª vez na temporada, o novo record absoluto da categoria, superando as 14 vezes de Nigel Mansell em 1992.

Pode-se dizer que a Red Bull "criou" um problema no cambio de Vettel e deu a a primeira vitória à Mark Webber em 2011, enquanto o campeãol somou 11 em 19 corridas num ano que teve o domínio da Red Bull, já campeã também do mundial de construtores.
O britânico Jenson Button, da McLaren, completou o pódio e garantiu o vice-campeonato da temporada, chegando a 270 pontos, contra 258 do espanhol Fernando Alonso, que terminou a corrida em quarto lugar.
Felipe Massa foi o brasileiro mais bem colocado, chegando em 5o lugar na prova, foi a 6a vez que o brasileiro terminou na 5a colocação em 2011, numa temporada em que ele não subiu ao pódio.
Rubens Barrichello levou sua Williams à 14º posição, já Bruno Senna chegou em 17º lugar com sua Renault, depois de se chocar com Michael Schumacher no começo da prova e tomar uma penalização.
O britânico Lewis Hamilton abandonou a prova na 47a volta, com problemas em seu McLaren. Outros que deixaram a prova foram o venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, o alemão Timo Glock, da Virgin, e o italiano Vitantonio Liuzzi, da HRT.
Antes da corrida, Nelson Piquet foi homenageado e deu uma volta em Interlagos com o carro da Brabham, com o qual conquistou o seu primeiro título mundial, em 1981.

VEJA O RESULTADO FINAL DA PROVA:

BRASIL
Mark Webber
Austrália
Red Bull
Renault
Sebastian Vettel
Alemanha
Red Bull
Renault
Jeson Bouton
Inglaterra
Mc Laren
Mercedes
Fernando Alonso
Espanha
Ferrari
Ferrari
Felipe Massa
Brasil
Ferrari
Ferrari
Adrian Sutil
Alemanha
Force indian
Mercedes
Nico Rosberg
Alemanha
Mercedes
Mercedes
Paul Di Resta
Escócia
Force indian
Mercedes
Kamui Kobayashi
Japão
Sauber
Ferrari
10ª
Vitaly Petrov
ssia
Lotus
Renault
11ª
Jaime Alguersuari
Espanha
Toro Rosso
Ferrari
12°
Sebastien Buemi
Suiça
Toro Rosso
Ferrari
13ª
Sergio Perez
México
Sauber
Ferrari
14ª
Rubens Barrichello
Brasil
Willians
Cosworth
15ª
Michael Shumacher
Alemanha
Mercedes
Mercedes
16ª
Heikk Kovalainen
Finlândia
Lotus
Renault

VEJA O RESULTADO FINAL DO CAMPEONATO:
Sebastian Vettel
Alemanha
Red Bull
Renault
392
Jeson Bouton
Inglaterra
Mc Laren
Mercedes
270
Mark Webber
Austrália
Red Bull
Renault
258
Fernando Alonso
Espanha
Ferrari
Ferrari
257
Lewis Hamilton
Inglaterra
Mc Laren
Mercedes
227
Felipe Massa
Brasil
Ferrari
Ferrari
118
Nico Rosberg
Alemanha
Mercedes
Mercedes
89
Michael Shumacher
Alemanha
Mercedes
Mercedes
76
Adrian Sutil
Alemanha
Force indian
Mercedes
42
10º
Vitaly Petrov
ssia
Lotus
Renault
37
11º
Nick Heidfeld
Alemanha
Lotus
Renault
34
12°
Kamui Kobayashi
Japão
Sauber
Ferrari
30
13º
Paul Di Resta
Escócia
Force indian
Mercedes
27
14º
Jaime Alguersuari
Espanha
Toro Rosso
Ferrari
26
15º
Sebastien Buemi
Suiça
Toro Rosso
Ferrari
15
16º
Sergio Perez
México
Sauber
Ferrari
14
17°
Rubens Barrichello
Brasil
Willians
Cosworth
4
18º
Bruno Senna
Brasil
Lotus
Renault
2

O resultado do campeonato nos mostra que Vettel, Bouton e Alonso foram bem superiores que seus companheiros de equipe. Nos mostrou ainda uma evolução de Shumacher em sua volta, a constância da Force Indian e a decadência da Willians, que teve como seus maiores erros a manutenção de 2010 para 2011 do motor Cosworth, do qual se despediu neste domingo e não ter mantido Hulkenberg.
VEJA O RESULTADO FINAL DO CAMPEONATO DE CONSTRUTORES:
Red Bull
Renault
650
Mc Laren
Mercedes
497
Ferrari
Ferrari
375
Mercedes
Mercedes
165
Lotus
Renault
73
Force indian
Mercedes
69
Sauber
Ferrari
44
Toro Rosso
Ferrari
41
Willians
Cosworth
5
10ª
Lotus
Renault
0
11ª
Hispania
Cosworth
0
12ª
Virgin
Cosworth
0