21 de maio de 2017

Sébastien Buemi vence GP de Paris da Fórmula E.

Fonte: http://grandepremio.uol.com.br

Ainda restam seis corridas em três etapas na temporada 2016/17 da F-E, mas Sébastien Buemi começa a reforçar o ponto de exclamação que é o caminho para o bicampeonato. 

Neste sábado (20/05), Sébastien Buemi fez 28 pontos entre pole e a quinta vitória em seis corridas no ano e disparou. 

Di Grassi classificou mal, largou ainda pior, bateu com António Félix da Costa, foi punido por fazer o pit-stop em ainda menos tempo que o necessário e voltou à pista para bater mais uma vez. A pancada com Félix da Costa terá seu desenrolar. O piloto da Audi ABT tentou colocar o carro à frente, mas foi AFC não largou o páreo. Os dois bateram, claro. Lucas foi aos boxes tentando um milagre que até pareceu acontecer. Di Grassi chegou a ser o oitavo colocado, mas recebeu a punição pela troca de carros mais ligeira que permitido. Um drive-through que tirou as chances de top-10. Restou, então, tentar a volta mais rápida. Só que Sam Bird resolveu voar com o mesmo objetivo. E Lucas, perseguidor da marca do rival da DS Virgin, bateu.

Lucas segue com 89 pontos e esperando um pequeno milagre se concretizar. Nicolas Prost, na temporada mais apagada do mundo, ainda aparece em terceiro, com 58 pontos. Nick Heidfeld fica logo atrás, 47, seguido por Jean-Éric Vergne e Felix Rosenqvist (40).

A diferença entre os dois ponteiros, antes de 15 pontos, agora é de 43. Buemi tem a faca e o queijo na mão, no alto dos seus 132 pontos, para comandar a corrida ao troféu final.

A batida de Jean-Éric Vergne - que conquistava tranquilos 18 pontos - após uma quebra na Techeetah, acabou colocando José María López na segunda colocação. E Nick Heidfeld, pela segunda corrida seguida, sobe ao pódio. Felix Rosenqvist, Nicolas Prost e Robin Frijns acompanharam, quarto, quinto e sexto, em boas corridas especialmente para os pilotos da Mahindra e da Andretti. 

Nelsinho Piquet pouco apareceu, não largou muito bem, mas foi se recuperando ao longo da prova. Com as falhas de Esteban Gutiérrez e da Techeetah, foi o sétimo. O estreante Tom Dillmann, que substitui Maro Engel, foi o oitavo colocado. Mitch Evans levou a Jaguar a mais dois pontos, enquanto Stéphane Sarrazin fechou a zona de pontos. Sam Bird foi apenas o 16º colocado, mas ficou com o ponto solitário do dono da melhor volta.

Um dos destaques para a atual temporada está no final da tabela. Tom Dillmann, que apenas correu uma única prova com a Venturi, está na frente de Stéphane Sarrazin, titular do time monegasco desde a temporada de abertura.

No Campeonato de Equipes, a Renault e.dams tem 190 pontos contra 115 da Audi ABT. A Mahindra, com 87, e a DS Virgin, com 63, vivem a segunda fila de força A China NextEV e a Techeetah estão um pouco atrás, com 48 e 45 tentos. A Jaguar marcou 19, mesmo número da antes forte Dragon. A Venturi, com 18, é a lanterna.

Nenhum comentário: