25 de dezembro de 2019

Rede de Posto de combustíveis Habib’s.

Rede de restaurantes aposta em um novo modelo de expansão com a abertura de postos de combustíveis com bandeira própria. A ideia é ter 18 operações desse tipo até o fim de 2019.

Não foram poucos os que acharam que Alberto Saraiva, fundador do Grupo Habib’s, estivesse blefando quando, em meados de 2009, declarou que pretendia explorar negócios complementares ao segmento de alimentação, como os postos de combustíveis. 

Há quase dez anos, ele enxergava uma carência no atendimento das grandes redes em oferecer um serviço de conveniência diferenciado. O projeto parecia ter sido esquecido quando, em outubro de 2017, foi aberto, sem muito alarde, o Posto H’ em uma área de 2,4 mil metros quadrados, na Avenida Radial Leste, uma das principais vias da zona leste de São Paulo. Junto com as bombas de abastecimento, uma loja Habib’s Conveniência e um restaurante Ragazzo. O investimento total foi de R$ 5 milhões. 

A loja de conveniência Habib’s vende as esfihas, quibes e pastéis de Belém da marca, além de itens como refrigerantes, salgadinhos, doces, cervejas e chocolates. O café servido no local é da 3 Corações. Também é comercializado o sorvete artesanal de marca própria. Os dois restaurantes têm drive thru. O complexo tem 100 funcionários.

Antes de anunciar a estratégia, a empresa queria confirmar se o projeto de Alberto fazia sentido. Diante de uma receita de R$ 60 milhões com esse único posto no primeiro ano de operação, o Grupo Habib’s decidiu acelerar essa expansão. A ideia é ter 18 complexos, que incluem o posto de combustível e os restaurantes, em operação até o fim de 2019. 

Devem ser inaugurados postos com a bandeira H’ nas cidades da Poá e de Ferraz de Vasconcelos, ambas na Grande São Paulo, e outros cinco estão programados, mas ainda sem local definido, O investimento nesses sete postos está estimado em R$ 35 milhões. 

Os próximos complexos podem vir com alguns outros negócios incorporados, como a farmácia”, afirma Mauro Saraiva, primo do fundador e atual CEO do Grupo. “Estamos ouvindo possíveis parceiros. Mas vamos testar esse modelo e ver qual é a aderência para o negócio.” Nesse primeiro momento, não seria uma nova bandeira do grupo, mas a criação não está descartada.

Embora o cheiro de esfihas e coxinhas pareça não combinar com o de gasolina e etanol, a união de um posto de combustível com os restaurantes pode ser saudável para os negócios. Os clientes têm buscado, cada vez mais, praticidade nas grandes cidades para vencer os longos deslocamentos. “No food service, uma das grandes discussões que se tem é a conveniência”, diz Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores. “Na jornada de consumo, as marcas têm que retirar todas as barreiras para que o consumidor receba facilidades.”

Mesmo com esse novo negócio, o grupo que comercializa anualmente 600 milhões de esfihas, no Habib’s, e 121 milhões de coxinhas, no Ragazzo, não vai deixar de abrir lojas convencionais. A bandeira de comida italiana, por exemplo, tem 185 unidades no País. A ideia é chegar a 700 pontos de venda nos próximos três anos, com modelos variados, como pequenos quiosques, numa área entre 10 e 20 m2, ou a venda de produtos em um triciclo adaptado. 

Vamos abrir cerca de uma loja a cada três dias”, diz Saraiva. “Conseguimos criar um modelo no Ragazzo que leva o produto para o consumidor onde ele estiver.” Desde 2017, o Grupo Habib’s trabalha em parceria com a agência FutureBrand para reposicionar o modelo da marca Ragazzo no mercado. Foram investidos cerca de R$ 20 milhões entre desenvolvimento da nova marca, mídia e reformas no primeiro ano dessa parceria. “O Habib’s também vai passar por esse processo de rebranding de marca”, afirma o CEO.

Embora pareça inusitado, o projeto de posto de gasolina não destoa das ambições do fundador do grupo. A integração entre as empresas do grupo é uma de suas marcas. O Habib’s criou diversas indústrias ao redor de seus negócios para abastecer as centenas de restaurantes.

A Arabian Breads é a fornecedora de pães, pães sírios, discos de pizza, Bib´sfihas folhadas, massas para pastéis e fogazzas para a rede. A empresa de laticínios Promilat, criada em 1997, é uma das maiores produtoras de queijo minas do Brasil.

A Ice Lips, que hoje opera sob a marca Habib’s, produz sorvetes para serem vendidos nos restaurantes e lanchonetes do grupo e em vários supermercados.

Com tantos restaurantes, a empresa tem uma companhia de construção, a Vector 7. Para divulgar todos seus negócios e criar as campanhas publicitárias da marca, criou a agência PPM, de publicidade e marketing. Tem também uma agência de viagens, a Bibstur.

No meio do caminho, algumas divisões mudaram de nome e de estratégia. A Box 30, rede de salgadinhos, se transformou na Ragazzo Express. Os produtos Habib’s Gourmet, que eram vendidos em supermercados, foram remodelados. Hoje, a empresa vende sorvetes Habib’s artesanais.

Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/ e  https://exame.abril.com.br/

Habib's Posto H
Habib’s enche o tanque

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