14 de maio de 2013

Fernando Alonso vence GP da Espanha de Fórmula 1.


O azar ficou para trás, pois correndo em casa Fernando Alonso brilhou do início ao fim do GP da Espanha e comemorou, diante dos seus fãs em Barcelona, a segunda vitória na temporada e a 32ª da carreira, o quarto maior vencedor da história da F1.

O bicampeão do mundo (2005/2006) comprovou que a Ferrari tem um grande ritmo de corrida. Felipe Massa também aproveitou o ótimo rendimento da F138 e conseguiu fazer sua melhor corrida no ano. Consistente durante toda a prova, o brasileiro subiu ao pódio pela primeira vez nesta temporada.

Kimi Räikkönen aproveitou que seu Lotus E21 trata melhor os pneus e adotou uma estratégia de três paradas. Quase deu certo, não fosse a eficiência de Alonso em Barcelona. Ainda assim, o finlandês somou 18 pontos importantíssimos no Mundial de Pilotos e diminuiu a diferença para o ainda líder da temporada, Sebastian Vettel, que não brilhou em momento algum no fim de semana e fechou a corrida no quarto lugar. Mark Webber fez uma péssima largada e precisou fazer uma prova de recuperação, sendo até bem-sucedido, terminando em quinto.

Pole-position do GP da Espanha, Nico Rosberg mostrou mais uma vez que a Mercedes é uma leoa de treino, mas só um gatinho em ritmo de corrida. O alemão terminou a prova deste domingo apenas em sexto, mas seu resultado pode até ser considerado bom, visto que Lewis Hamilton, que largou ao seu lado na primeira fila, foi um fiasco e não passou do 12º lugar. Paul di Resta andou bem mais uma vez com a Force India. No fim da prova, o escocês pressionou Rosberg, mas acabou terminando em sétimo lugar.

A McLaren, ainda bastante apagada no Mundial, conseguiu salvar alguns pontos em Barcelona. Jenson Button, depois de um começo de corrida bastante difícil, foi o oitavo, seguido pelo seu companheiro de equipe, Sergio Pérez. Daniel Ricciardo superou a pressão de Esteban Gutiérrez, que fez sua melhor corrida na temporada, e fechou na décima posição.

RESULTADO DA PROVA:
OSIÇÃOPILOTOEQUIPETEMPO/MOTIVOPONTOS
Fernando AlonsoFerrari1h39min16s59625
Kimi RaikkonenLotus Renaulta 9"318
Felipe MassaFerraria 26"015
Sebastian VettelRed Bulla 38"212
Mark WebberRed Bulla 47"910
Nico RosbergMercedes GPa 1'08"08
Paul di RestaForce Indiaa 1'08"96
Jenson ButtonMcLarena 1'19"54
Sergio PerezMcLarena 1'21"72
10ºDaniel RicciardoToro Rossoa 1 volta1
11ºEsteban GutierrezSaubera 1 volta0
12ºLewis HamiltonMercedes GPa 1 volta0
13ºAdrian SutilForce Indiaa 1 volta0
14ºPastor MaldonadoWilliamsa 1 volta0
15ºNico HulkenbergSaubera 1 volta0
16ºValtteri BottasWilliamsa 1 volta0

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO:


Nenhum comentário: