27 de maio de 2013

Tony Kanaan vence a tradicionalíssima 500 Milhas de Indianápolis.


A vez de Tony Kanaan chegou. E foi suado, sofrido, épico. O brasileiro venceu pela primeira vez, neste domingo (26), as 500 Milhas de Indianápolis, após duelar durante praticamente toda a corrida com Ryan Hunter-Reay e Marco Andretti.

A ultrapassagem que valeu a dramática vitória ao brasileiro veio a quatro voltas do fim, na relargada após interrupção da prova por conta do acidente de Graham Rahal.

E se a Ganassi teve desempenho discretíssimo na prova e em nenhum momento flertou com as primeiras posições, Dario Franchitti assumiu a função de protagonista ao bater no muro logo após a arrojada manobra de Kanaan sobre Hunter-Reay.

A derradeira bandeira amarela definiu a edição de 2013 da Indy 500, para delírio do público que lotou as arquibancadas do Indianapolis Motor Speedway e vibrou a cada ultrapassagem do piloto da KV.

Carlos Muñoz, outra grata surpresa do dia, também superou Hunter-Reay na última volta sob bandeira verde e fechou a dobradinha latino-americana, cruzando a linha de chegada na segunda posição. 

Helio Castroneves, que chegou a liderar a prova, foi sexto, enquanto Bia Figueiredo, que pode ter feito sua despedida da Indy, fechou em um bom 15º lugar.

A prova também foi marcada por recordes: foi a edição das 500 Milhas de Indianápolis com mais trocas de posição na liderança e, também, a que teve mais líderes diferentes. Reflexo puro do equilíbrio atual na categoria.

Kanaan sempre se mostrou determinado em levar a KV ao topo. O time conquistou algumas vitórias nos tempos da Champ Car, sendo que ganhou, com Will Power, a última prova da finada categoria, em Long Beach, em 2008 — já no ano da fusão com a IRL. A parceria entre o experiente piloto e a equipe, que precisava de um líder, começou em 2011. Num primeiro momento, não rendeu vitórias, mas o top-5 no campeonato foi um indício muito bom.

Semana que vem, acontece a rodada dupla de Detroit e, na seguinte, começa uma sequência de ovais, passando por Texas, Milwaukee e Iowa. Kanaan e a KV terão de manter os pés no chão e, por ora, não esperem por um conjunto que vai lutar por títulos. Mas, sim, dá para pensar em novas vitórias, especialmente nos ovais.

Finalmente, vale lembrar que o carro de #11 ainda não tem patrocinadores para toda a temporada. A Hydroxycut, marca de suplementos, fechou para patrocinar a KV em nove corridas, e a Itaipava apoiou o conjunto na etapa brasileira. Só que o campeonato tem 19 corridas. Se for o caso, Kevin Kalkhoven, um empresário que está em ótima condição financeira, continuará bancando a operação, mas é claro que a vitória em Indianápolis deve mudar um pouco a situação econômica do time.



Nenhum comentário: