25 de maio de 2013

Neymar deixa o Santos e fará dupla com Messi no Barcelona.


O Santos se despede de seu maior ídolo após Pelé. Neymar aceitou a proposta do Barcelona, e anunciou na noite deste sábado, em sua página no Instagram, que irá assinar contrato nesta segunda-feira com o clube espanhol. Já na sexta, ele se reuniu com a diretoria do Peixe e ficou decidida a sua saída. O destino, porém, foi revelado apenas nesta noite. Mesmo assim, ele atuará neste domingo, contra o Flamengo, em Brasília (DF).

O Santos havia informado na sexta que o jogador escolheria seu destino entre duas propostas enviadas para o clube, sendo que a outra era do Real Madrid. O valor do negócio não foi divulgado, mas gira em torno de 25 e 28 milhões de euros (cerca de R$ 65 a 74 milhões). Além disso, devem ser realizados dois amistosos entre as equipes, um no Camp Nou e um em local a ser definido pelo Peixe.

A negociação entre Santos e Barcelona não envolve apenas Neymar. O clube catalão terá a preferência de compra de três jogadores das categorias de base do Peixe.

Com isso, os espanhóis pagarão menos pela compra de Neymar. Essa é uma forma de dar um "chapéu" na DIS, que detém 40% dos direitos econômicos do astro. Ao invés de pagar o valor total da transferência, que teria de ser dividido entre Santos (55%), Grupo Sonda e Teisa (5%), o Barça firmará outro negócio com o Alvinegro, que envolve apenas a preferência pelos três garotos. Dessa forma, não haveria participação da DIS neste segundo acerto.

Antes disso, o Santos tentou outra manobra. O clube ofereceu o atacante por empréstimo até o meio de 2014, quando terminaria o contrato dele com o Peixe. Assim, o Alvinegro cobraria um alto valor dos catalães pelo empréstimo e depois liberaria o jogador de graça. A DIS não receberia nada. Porém, a negociação não seguiu neste caminho porque o pai da Joia santista vetou, temendo batalha judicial com o Grupo Sonda.


Nenhum comentário: