Fonte: http://grandepremio.uol.com.br
A Force India caiu da cama para apresentar o VJM09 e realçar suas grandes expectativas para 2016.
A pintura é basicamente a mesma de 2015 com o carro um tanto quanto parecido à especificação B apresentada e utilizada na segunda parte da temporada passada.
Depois de estrear o carro novo no GP da Inglaterra, a equipe viveu a
melhor metade de ano de sua história e terminou a temporada como quinta
força do grid. O carro todo, em si, é bastante idêntico. Toda a
dianteira - inclusive as entradas de ar - do carro deixa a sensação de
que a Force India gostou do que teve no final do ano que passou e
decidiu dar mais uma chance.
O diretor-técnico do time anglo-indiano, Andy Green, confirmou que a
ideia era mesmo usar o carro B de 2015 como a base para passar por 2016.
Isso porque seria perigoso para um time privado gastar demais para
desenvolver um novo carro já que as regras podem mudar muito no ano que
vem.
"Você pode dizer que a especificação V do ano passado formou a base
para que construíssemos o carro de 2016 em cima. Estávamos em uma
situação em que o desempenho na pista era muito bom e a informação que
recebíamos era bem parecido ao que esperávamos, então sabíamos que
precisávamos continuar para a desenvolver uma plataforma sólida. Como as
regulamentações provavelmente vão mudar em 2017, não parecia eficiente
usar nossos recursos para começar do zero um projeto de vida tão curta",
disse.
O diretor de operações, Otmar Szafnauer, inclusive já prometeu
atualizações. A primeira, antes de o GP da Austrália que abre a
temporada; depois disso, outro antes do GP da Espanha, primeira prova da
perna europeia da temporada.
"O programa do túnel de vento em Colônia está amadurecendo legal, e
os ganhos que conseguimos durante o inverno me encorajaram. As primeiras
atualizações devem estar no carro a tempo para Melbourne. Também
pensamos em outro passo grande antes do começo da temporada europeia",
completou.
Enquanto isso, o dono do time, Vijay Mallya, mostrou animação e falou
sobre o desejo de permanecer onde terminou a temporada anterior. "Quero
que comecemos 2016 da mesma forma que terminamos 2015. Nossa equipe
técnica está animado com o progresso que fizemos durante o inverno e tem
todos os motivos para acreditar que podemos ficar na frente da batalha
do meio do grid".
As expectativas da equipe são, sim, enormes para os próximos dois anos. Já foi falado em caçar a Williams e a Red Bull agora, assim como em se manter na posição atual neste momento para ir para cima do time de Grove e da Red Bull quando a nova regulamentação chegar, em 2017.
Para um time privado, há um grande medo de gastar demais no
desenvolvimento de um carro que pode não servir para mais que uma
jornada.
Com Pérez e Hülkenberg, o time tem a mesma dupla de pilotos pelo terceiro ano. É um par no qual a escuderia confia e acredita profundamente
e sabem que a qualquer momento qualquer um dos dois pode acabar numa
equipe de maior orçamento, Pérez já foi da McLaren, por exemplo, ou
até como estrelas de outra categoria, pois Hülkenberg, sempre é bom lembrar,
ganhou as 24 Horas de Le Mans em 2015.
Tal história recente torna a Force India uma referência para as irmãs
menores. A Haas, em seu ano de estreia da F1, coloca abertamente o time
indiano porém instalado em Silverstone como o melhor espelho para o qual pode olhar na F1 atual.
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